Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNaves, Ludmila Magalhães-
dc.date.accessioned2019-12-02T20:08:36Z-
dc.date.available2019-12-02T20:08:36Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.date.submitted2019-10-22-
dc.identifier.citationNAVES, L. M. Educação para/do olhar: a dupla representação da ilustração nos livros de imagens de Marcelo Xavier. 2019. 135 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37963-
dc.description.abstractAssuming that illustrative art is a visual text, which narrates and promotes interactions,this dissertation intends to reflect on the potentiality of illustration and how it presents itself in children's wordless picturebooks. For the research, two award-winning books created by the writer and illustrator from Minas Gerais Marcelo Xavier were chosen: O dia a dia de Dadá(Dadá'sdaily routine) and eConstruindo um sonho (Building a dream), both composed of scenarios and characters produced by hand with modeling clay and materialized in sequential printed pages constituting a narrative from photographic images.The research aims to understand how the illustrative image can be recognized as a visual text in the construction of a narrative in wordless picturebooks for children. From a qualitative approach, we chose the methodology of bibliographic analysisthrough an interpretative analysis, verifying how the technical image, used as an editorial resource, is thought about the materiality of the print, as well as find out what typographic characteristics are configured in two wordless picturebooks by Marcelo Xavier.To support the theoretical reflection, relies on Lajolo and Zilberman's studies on children's literature, on Manguel, Benjamin, Ramos, Santaella and Flusser on arts, photography, books’ illustration, prints and image materiality, and visual literacy. Thus, a double representation of illustrative art was identified in Xavier's works, characterized by “illustrative art with sculptures” and the “illustrative art with photographs”. The research reflected on the reading possibilities of wordless picturebooks with three-dimensional art and photographic images highlighting it as an enhancer of the practice of the education for/of the vision.Therefore, as a result of this research of the Professional Master's Program, two final products are presented: a workshop and a proposition for an elective class or a continuing education course focused on teacher’straining that mainly covers visual literacy and literary art topics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectArte ilustrativapt_BR
dc.subjectLivro de imagempt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectIllustrative artpt_BR
dc.subjectWordless picturebookpt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectSculpturept_BR
dc.subjectChildren’s literaturept_BR
dc.titleEducação para/do olhar: a dupla representação da ilustração nos livros de imagens de Marcelo Xavierpt_BR
dc.title.alternativeEducation for/of the vision: the double representation of illustration on Marcelo Xavier’s wordless picturebookspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Belmiro, Célia Abicalil-
dc.description.resumoPartindo do pressuposto de que a arte ilustrativa é um texto visual, que narra e promove interações, a presente dissertação pretende refletir sobre a potencialidade da ilustração e como ela se apresenta nos livros de imagens de literatura infantil. Para a investigação foram escolhidas duas obras premiadas do escritor e ilustrador mineiro Marcelo Xavier: O dia a dia de Dadá e Construindo um sonho, ambas compostas por cenários e personagens produzidos manualmente com massinhas de modelar e materializadas em páginas impressas sequenciais constituindo uma narrativa a partir do registro fotográfico. A pesquisa tem por objetivoentender de que modo a imagem ilustrativa pode ser reconhecida como um texto visual na construção de uma narrativa em livros de imagens para crianças. Sob uma abordagem qualitativa escolheu-se a metodologia de pesquisa bibliográfica que se deu por meio de uma análise interpretativa, verificando como a imagem técnica, utilizada como recurso editorial, é pensada na materialidade do impresso, bem como averiguar quais características tipográficas se configuram em dois livros de imagens de Marcelo Xavier. Para reflexão teórica apoia-se nos estudos de Lajolo e Zilberman sobre literatura infantil, de Manguel, Benjamin, Ramos, Santaella e Flusser sobre artes, fotografia, ilustração literária, materialidade do impresso e da imagem e leitura de imagens. Assim, identificou-se uma dupla representação da arte ilustrativa nas obras de Xavier, caracterizadas por meio da “arte ilustrativa com esculturas” e da “arte ilustrativa com fotografias”. A pesquisa refletiu sobre as possibilidades de leituras nos livros de imagens com a arte tridimensional e registros fotográficos destacando-o como promotor do exercício da educação para/do olhar. Logo, como fruto desta pesquisa do programa do mestrado profissional, apresenta-se dois produtos finais: uma oficina e uma proposta de disciplina eletiva ou curso de extensão voltados para a formação docente que abordam a leitura de imagens e a arte literária.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9343530423401054pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.