Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38134
metadata.artigo.dc.title: A influência dos traços culturais do interior de Minas Gerais na busca pelas redes privadas de ensino
metadata.artigo.dc.title.alternative: The influence of the cultural traits of the interior of Minas Gerais in search for the private nets of education
metadata.artigo.dc.creator: Sousa, Ana Rosa de
Avelar, Ana Elisa Stacanelli de
Lana, Giovani Blasi Martino
Tavares, Wellington Tavares
Antonialli, Luiz Marcelo
metadata.artigo.dc.subject: Perfil dos consumidores
Serviços educacionais
Traços culturais
Educational services
Cultural traits
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.artigo.dc.date.issued: 2009
metadata.artigo.dc.identifier.citation: SOUSA, A. R. de S. de et al. A influência dos traços culturais do interior de Minas Gerais na busca pelas redes privadas de ensino. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 6, n. 3, p. 335-359, jul./dez. 2009.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Dentro do estudo dos traços culturais da educação no Brasil, pode-se contemplar o estudo do perfil dos consumidores dos serviços educacionais sob a ótica das novas estruturas organizacionais. Assim, pretendemos responder ao seguinte problema de pesquisa: “Os traços culturais brasileiros influenciam na busca pela ensino privado? Os deslocamentos ocorridos entre o público e o privado estão levando o consumidor de serviços educacionais a procurarem cada vez mais as chamadas franquias do sistema educacional?”. Para tanto, foi realizado um survey, através da aplicação de questionário estruturado, com os pais/responsáveis de alunos do ensino fundamentalde uma escola conveniada a uma rede de ensino em Lavras, MG. Utilizando técnicas de análise multivariada, foi possível confirmar que os deslocamentos ocorridos entre o público e o privado estão levando o consumidor de serviços educacionais a procurarem cada vez mais as franquias do sistema educacional. Evidenciou-se, também, que os tomadores de decisão, procuram pela rede privada de ensino com intuito de que seus filhos tenham, além de uma educação de qualidade, um serviço especializado, pautado na tradição, reputação e na relação escola-família, bem como tenham ao seu alcance aulas complementares, além de acreditar que por se tratar de uma franquia de escolas, esta apresenta diversas vantagens.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The field of the cultural education in Brazil can contemplate the study of the consumers of educational services from the perspective of new organizational structures. Thus, we intend to answer the following research problem: "Do the Brazilian cultural traits influence the pursuit of private education? Are the changes occurred between the public and private sectors leading consumers of educational services to seek more and more calls franchises of the educational system? ". To this end, a survey was conducted by applying a structured questionnaire, with the parents / guardians of students in an elementary school convening a network of education in the southeast of Brazil. Using multivariate analysis, we could confirm that the shifts occurred between the public and private sectors are leading consumers of educational services to seek more franchises in the education system. Also, it was clear that decision makers choose private schools for their children have access to, besides quality in education, an specialized service, guided by the tradition, reputation and the school family relationship, and also additional classes. They believe that because it is a franchise of schools, this has several advantages.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/635
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38134
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.