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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavazza, Bruna Habib-
dc.creatorAlcântara, Valderí de Castro-
dc.creatorSette, Ricardo de Souza-
dc.creatorAntonialli, Luiz Marcelo-
dc.date.accessioned2019-12-12T13:39:59Z-
dc.date.available2019-12-12T13:39:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCAVAZZA, B. H. et al. Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas de varejo: estudo de múltiplos casos no sul de Minas Gerais. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 8, n. 3, p. 52-65, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RMPE/article/view/693pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38149-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Campo Limpo Paulista - UNIFACCAMPpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista da Micro e Pequena Empresapt_BR
dc.subjectEstratégias de marketingpt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectEstudo de múltiplos casospt_BR
dc.titleEstratégias de marketing em micro e pequenas empresas de varejo: estudo de múltiplos casos no sul de Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho explora a lacuna de pesquisas empíricas sobre estratégias de marketing em micro e pequenas empresas (MPEs). Dessa forma, o presente artigo objetiva identificar e analisar as estratégias de marketing utilizadas por Micro e Pequenas Empresas do setor de varejo em uma cidade do Sul de Minas Gerais e, especificamente, como essas estratégias são formuladas. O estudo é empírico e com abordagem qualitativa. Através da análise de conteúdo foram delineadas cinco categorias analíticas: 'Perfil do empresário', 'Ambiente empresarial', 'Processos informais', 'Relacionamento com clientes' e 'Gestão de marketing'. Essas categorias representam os principais pontos de convergência encontrados nas empresas estudadas e refletem diversas singularidades das estratégias de marketing nas MPEs. Pelas análises considera-se que, permeado pela incerteza, pela constante ameaça dos concorrentes, pelas demandas, exigências do mercado e pela interdependência de fornecedores, o ambiente é um fator que influencia fortemente as estratégias de marketing das MPEs. Outrossim, percebeu-se que as MPEs, mesmo que de forma intuitiva, adotam diversas estratégias relacionadas ao marketing para conseguir criar e manter um lugar no mercado. Estas estratégias assumem um caráter emergente e vão se delineando de acordo com as demandas tanto externas quanto internas.pt_BR
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