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dc.creatorFonseca Júnior, Fábio da-
dc.date.accessioned2020-01-20T17:09:09Z-
dc.date.available2020-01-20T17:09:09Z-
dc.date.issued2020-01-20-
dc.date.submitted2019-08-06-
dc.identifier.citationFONSECA JÚNIOR, F. da. A educação da imaginação por meio da literatura. 2019. 76 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38548-
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is to understand how the imaginary formed through literature can contribute to the ethical and aesthetic education of the subject. I understand that imagination plays a crucial role in understanding and developing the human being's ability to know and think. To this end, it will be necessary to understand the philosophical aspects that make the debate on the education of imagination relevant to the context of education; revealing the importance of imagination, what is its role in understanding reality and how fantasy literature can contribute to the constitution of the imaginal world. To then, Identify how imagination plays a fundamental role in understanding the world and how literature can contribute to the ability to understand reality and the moral formation of the subject; and with this, understanding how the education of the imagination, through literature, can increase the ability to understand reality and how it can be absorbed by formal education. In order to achieve these goals, the first chapter will identify how imagination plays an indispensable role in understanding the world and how literature can contribute to the understanding of reality and the moral formation of the subject. Evidencing this aspect, the second chapter will show how the Homeric literature had an enormous importance for the development of the Greek civilization, being the first reference model of values for the formation of that people. For then, in the last chapter demonstrate how the arts of Belo and literature have a crucial role in the constitution of the human understanding, contributing for the human being to fulfill its ontological purpose, besides, it will be demonstrated how the literature can enlarge the capacity of understanding of reality and how this can be absorbed by formal education, using the various literary genres to deepen understanding at various levels of reading. The stimulus to produce this research comes from my experience as a teacher, because in teaching philosophy in high school and elementary school I realized that students had an understanding far beyond what was necessary to understand the abstract discourse proper to philosophical language. The relevance of the research will be whereas the education of imagination through literature aims to enable the subject to progressively develop the basic elements of human cognition and its moral structure, which will enable the correct widening of the cognitive capacities of the subject. . This research has a qualitative character, and was developed through bibliographic research and done in essay form. A number of authors from the philosophical tradition and education were used, but among them we can highlight Aristotle, Northop Frye, and Mortimer Adler.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação da imaginaçãopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHomeropt_BR
dc.subjectPaideiapt_BR
dc.subjectImagination educationpt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectHomerpt_BR
dc.titleA educação da imaginação por meio da literaturapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Magalhães, Glória Lúcia-
dc.description.resumoO tema dessa dissertação é compreender como o imaginário formado por meio da literatura pode contribuir para a educação ética e estética do sujeito. Entendo que a imaginação desempenha um papel crucial para o entendimento e desenvolvimento da capacidade de conhecer e pensar do ser humano. Para tal, se fará necessário compreender os aspectos filosóficos que tomam o debate sobre a educação da imaginação relevante para o contexto da educação; revelando a importância da imaginação, qual seu papel para a compreensão da realidade e como a literatura de fantasia pode contribuir para constituição do mundo imaginal. Para então, identificar como a imaginação tem um papel fundamental para compreensão do mundo e como a literatura pode colaborar na capacidade de compreensão da realidade e na formação moral do sujeito; e com isso, compreender como a educação da imaginação, por meio da literatura, pode ampliar a capacidade de compreensão da realidade e como isso pode ser absorvido pela educação formal. Visando cumprir esses objetivos, no primeiro capítulo será identificado como a imaginação tem um papel imprescindível para compreensão do mundo e como a literatura pode colaborar na capacidade de compreensão da realidade e na formação moral do sujeito. Evidenciando esse aspecto, no segundo capítulo será demonstrado como a literatura homérica teve uma enorme importância para o desenvolvimento da civilização grega, sendo o primeiro modelo referencial de valores para a formação daquele povo. Para então, no último capítulo demonstrar como as artes do Belo e a literatura tem um papel crucial na constituição do entendimento humano, contribuindo para que o ser humano cumpra com sua finalidade ontológica, além disso, será demonstrado como a literatura pode ampliar a capacidade de compreensão da realidade e como isso pode ser absorvido pela educação formal, utilizando-se dos diversos gêneros literários para o aprofundamento da compreensão em diversos níveis de leitura. O estímulo em produzir essa pesquisa nasce da minha experiência como professor, pois ao lecionar filosofia no ensino médio e fundamental percebi que os alunos tinham uma compreensão muito aquém do necessário para conseguir compreender o discurso abstrato próprio da linguagem filosófica. A relevância da pesquisa se dará ao passo que a educação da imaginação por meio da literatura visa possibilitar que o sujeito desenvolva de forma progressiva os elementos básicos da cognição humana e da sua estrutura moral, o que irá possibilitar o correto alargamento das capacidades cognitivas do sujeito. Essa pesquisa tem um caráter qualitativo, e foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e feita em forma de ensaio. Foi utilizada uma série de autores da tradição filosófica e da educação, mas entre eles podemos destacar Aristóteles, Northop Frye, e Mortimer Adler.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368779426336536pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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