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metadata.teses.dc.title: A leitura como processo cognitivo: um estudo sobre as fases de leitura em crianças de 4 e 5 anos
metadata.teses.dc.title.alternative: Reading as a cognitive process: a study on the phases of reading in children of four and five years of age
metadata.teses.dc.creator: Gomes, Juliana Paula de Oliveira
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/9156614666662543
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Cabral, Giovana Rodrigues
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Nery, Vanessa Cristina Girotto
metadata.teses.dc.subject: Leitura
Fases da leitura
Ensino da leitura
Processos cognitivos
Reading
Reading phases
Reading education
Cognitive processes
metadata.teses.dc.date.issued: 21-Jan-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: GOMES, J. P. de O. A leitura como processo cognitivo: um estudo sobre as fases de leitura em crianças de 4 e 5 anos. 2019. 88 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: Esse trabalho considera que ler é um processo cognitivo complexo, que envolve várias atividades intrapsíquicas como a percepção, a atenção, a memória, a inferência. As discussões sobre o processo de apreensão da leitura, muitas vezes, aparecem ligadas aos estudos e pesquisas sobre o processo de aquisição da escrita, não sendo tão explorado ou comentado como os aspectos do desenvolvimento cognitivo da criança, na área da educação. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo compreender o que as bases teóricas discutem sobre os processos cognitivos da leitura, de modo a identificar as fases evolutivas e quais as características predominantes em cada etapa. O estudo se desenvolve a partir da aplicação de atividades de leitura com crianças de 4 e 5 anos, de uma turma da educação infantil. Para isso, fizemos uma pesquisa ação de abordagem qualitativa, tendo como procedimento de coleta de dados a aplicação de atividades de leitura e de registros das falas das crianças durante a realização das atividades. Para embasar a análise nos apoiamos, principalmente, nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Maranhe (2011), Monteiro e Soares (2014),Koch (2013), Koch e Elias (2013),Solé (1998), Silva, (2003) e Smith (1989) sobre a perspectiva da leitura como processo cognitivo. Analisando as atividades foi possível identificar características das fases da leitura e também identificar características da evolução de uma fase à outra no desenvolvimento individual das crianças de acordo com os estudos dos autores selecionados para esse trabalho. Também foi possível identificar características das fases da leitura que estão relacionadas ao desenvolvimento das fases da escrita considerando os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999). O Produto final desta pesquisa caracteriza-se pela realização de uma palestra em curso de extensão organizado pelas professoras Ilsa do Carmo Vieira Goulart e Giovana Rodrigues Cabral.
metadata.teses.dc.description.abstract: This paper considers that reading is a complex cognitive process that involves various intrapsychic activities such as perception, attention, memory, and inference. Discussions regarding the reading apprehension process often appear connected to studies and research on the writing acquisition process and are not as explored or commented as aspects of children's cognitive development in the field of education. In this regard, this research aims to understand which the theoretical bases on discussions on the cognitive processes are of reading to identify the evolutionary phases and which characteristics predominate in each stage. The study develops from the application of reading activities with children of four and five years of age, from a kindergarten class. For this, we shall conduct field research with a qualitative approach using as the data collection procedure the application of reading activities and speech records made during the activities. We based the analysis especially on the studies conducted by Ferreiro and Teberosky (1999), Maranhe (2011), Monteiro and Soares (2014), Koch (2013), Koch and Elias (2013), Solé (1998), Silva, (2003), and Smith (1989) on the perspective of reading as a cognitive process. By analyzing the activities, we identified characteristics of the reading phases and of the evolution from one phase to another in the individual development of children according to the studies of the authors selected for this work. We also identified the characteristics of the reading phases related to the development of the writing phases considering the studies conducted by Ferreiro and Teberosky (1999). The final product of this research is characterized by a lecture in extension course organized by teachers Ilsa do Carmo Vieira Goulart and Giovana Rodrigues Cabral.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38561
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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