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dc.creatorAzevedo, Daniela Simone de-
dc.date.accessioned2020-01-27T17:13:26Z-
dc.date.available2020-01-27T17:13:26Z-
dc.date.issued2020-01-24-
dc.date.submitted2019-11-25-
dc.identifier.citationAZEVEDO, D. S. de. Investigação sobre as habilidades para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação básica. 2019. 118 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38714-
dc.description.abstractThe spread of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) generates demand for digital inclusion of citizens and the school is a privileged space to develop the necessary skills for such inclusion. However, this may not be happening because there is the assumption that young people born from the 1980s onwards would have an innate knowledge of them and be able to use ICTs competently. This assumption was summarized in Marc Prensky's statements from 2001, when he defined Natives and Digital Immigrants. However, studies show that in order to understand, in an integrated and meaningful way, the different media and their functioning, it is necessary to develop specific knowledge and skills to produce meanings from the ocean of available digital information. In order to investigate the context and possible influences of this assumption in the school context, we analyze the competences of the current generation of Brazilian students regarding the use of ICT and digital literacy, inclusion and fluency based on the theoretical framework that defends the existence of digital natives. and the tacit acceptance that young people, having been born after the popularization of ICTs, dominate it and know how to use it in school and out of school contexts. A total of 210 students from sixthto ninth years old, aged between 11 and 14 years old, from a medium-sized public school located in the Belo Horizonte Metropolitan Region participated in the research. The descriptive study and quali-quanti approach was carried out in two steps: in the first one a validated scale (EDTEC) was applied to identify different levels of skills in the use of technologies to study and from there we identified contrasting groups that were invited to participate in the second, qualitative step, which consisted of observing the performance of practical activities to confirm self-declared technological skills and record in the field diary, the conditions under which these technologies are used. As a result of the research,we verified the behavior of young people of the generation called Digital Natives in the use ofICT in the school context and we realized that it is necessary to (re) build the concepts related to the competence of the current generation of Brazilian students in relation to the use of ICT and literacy, inclusion and digital fluency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectNativos digitaispt_BR
dc.subjectEscala de desempenho em tecnologias (EDETEC)pt_BR
dc.subjectTecnologia para estudantespt_BR
dc.subjectCompetência digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectDigital nativespt_BR
dc.subjectPerformance scale in technologiespt_BR
dc.subjectTechnology for studentspt_BR
dc.subjectDigital fluencypt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)pt_BR
dc.titleInvestigação sobre as habilidades para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação básicapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Mendes, Cláudio Lúcio-
dc.contributor.referee2Costa, Jorge Luis-
dc.description.resumoA disseminação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) gera demanda por inclusão digital dos cidadãos e a escola é um espaço privilegiado para se desenvolver as habilidades necessárias para que se dê tal inclusão. Entretanto, isso pode não estar acontecendo porque há o pressuposto de que o jovem nascido da década de 1980 em diante teria competência inata parautilizar as TDIC. Este pressuposto foi inicialmente sintetizado nas afirmações de MarcPrensky, a partirde 2001, quando ele definiu Nativos e Imigrantes Digitais. Entretanto, estudos demonstram que para compreender, de maneira integrada e significativa, as diferentes mídias e seu funcionamento, é necessário desenvolver o conhecimento e as habilidades específicas para produzir significados a partir do oceano de informações digitais disponíveis. O objetivo da pesquisa foi investigar, no âmbito da escola básica, as competências da atual geração de estudantes brasileiros de Minas Gerais em relação ao uso das TDIC tendo como contraponto o paradigma do Nativo Digital.Participaram da pesquisa 210 estudantes dossextos aos nonos anos, com idades entre 11 e 14 anos de uma escola pública, de porte médio,localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O estudo de natureza descritiva e abordagem quali-quantitativa, foi realizado em duas etapas: na primeira foi aplicada uma escalajá validada (EDTEC) para identificar a autopercepção de diferentes níveis de habilidades no uso de TDIC, e a partir daí, foramidentificados grupos contrastantes que foramconvidados a participar da segunda etapa, qualitativa, que consistiu na observação da realização de atividades práticas para confirmação das habilidades tecnológicas autodeclaradas e das condições em que se dá a utilização dessas tecnologias. Como principal resultado verificamos que é necessário (re)construir os conceitos relacionados à competência da atual geração de estudantes brasileiros em relação ao uso das TDIC e de letramento, inclusão e fluência digital, com necessidade de retomada de ações educativas de letramento digital e geração de competência no uso de TICS que sejam transversais aos conteúdos curriculares da de toda a educação básica. Além da pesquisa, como produto, foi gerada nova versão da escala EDTEC destinada a crianças/adolescentes de 11 a 14 anos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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