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dc.creatorJuste, Luiza de Castro-
dc.creatorPaiva, Patrícia Duarte de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-02-05T21:16:20Z-
dc.date.available2020-02-05T21:16:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationJUSTE, L. de C.; PAIVA, P. D. de O. Resgate histórico da praça da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais. Ornamental Horticulture, [S.l.], v. 21, n. 1, p. 63-76, 2015. DOI: 10.14295/rbho.v21i1.777.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38857-
dc.description.abstractThe squares and gardens have always been constructed at the heart of cities, enshrining its history and giving place to the public and private events of the population. The historic gardens contribute to the memory and identity of a people, and can be considered as cultural heritage and living monument and therefore the importance of its preservation. These gardens are present in many localities, especially in the colonial towns of Minas Gerais, which have their roots in the incessant search for gold and the ways traced by the then Royal Road. Congonhas, a town that emerged from the gold exploration, and also from the faith of the portuguese, has enormous tourism potential. It´s history is marked by Aleijadinho masterpiece, which turned it into a World Heritage Site by UNESCO. This study had as objective to consider the importance of historic gardens, to study the historical-cultural evolution and landscape of the square of the Basílica Bom Jesus de Matosinhos with emphasis on morphological transformations of the space it occupied, and the social representations found. For this, it was made an exploratory research through site visits, interviews, and literature and iconographic searches. The gathering of the collected data allowed to organize them in the historical process of area occupation and enabled the identification of the main changes that occurred over time. There was no intention of occupying the square, either as a community space, whether as ornamentation until the 1920´s. The idea of beautifying the place came only with the arrival of the Redemptorist Priests in Congonhas in 1923. Since then, several forms were acquired through the garden, including a project by Roberto Burle Marx. The square has a religious purpose and does not load the design of most Brazilian squares as a place of social coexistence of the population or framework from political power.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceOrnamental Horticulturept_BR
dc.subjectJardins históricospt_BR
dc.subjectEstrada Realpt_BR
dc.subjectPaisagismopt_BR
dc.subjectHistorical gardenspt_BR
dc.subjectRoyal Roadpt_BR
dc.subjectLandscapingpt_BR
dc.titleResgate histórico da praça da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeHistoric rescue of the square of the Basílica of Bom Jesus de Matosinhos at Congonhas, Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs praças e os jardins sempre estiveram no coração das cidades, consagrando sua história e dando lugar a acontecimentos públicos e privados da população. Os jardins históricos contribuem para a memória e identidade de um povo, podendo ser considerados como herança cultural e monumento vivo e, por isso, a importância de sua preservação. Esses jardins estão presentes em muitas localidades e, em especial, nas cidades coloniais de Minas Gerais, que possuem suas raízes fincadas na busca incessante pelo ouro e nos caminhos traçados pela então Estrada Real. Congonhas, cidade que surgiu a partir da exploração do ouro, e também a partir da fé dos portugueses, possui enorme potencial turístico. Sua história é marcada pela obra-prima de Aleijadinho, que a transformou em Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Essa pesquisa teve como objetivo, considerando a importância dos jardins históricos, estudar a evolução histórico-cultural e paisagística da Praça da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos com ênfase às transformações morfológicas do espaço por ela ocupado e às representações sociais encontradas. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória por meio de visitas ao local, entrevistas e pesquisas bibliográficas e iconográficas. A reunião dos dados coletados permitiu organizálos no processo histórico da ocupação da área e viabilizou a identificação das principais modificações ocorridas ao longo do tempo. Não houve nenhum ideário de ocupação do espaço da praça, seja como ambiente de convívio, seja como ornamentação até a década de 1920. A ideia de embelezamento do local surgiu somente com a chegada dos padres Redentoristas a Congonhas em 1923. A partir daí, diversas foram as formas adquiridas pelo jardim, contando, inclusive, com projeto de Roberto Burle Marx. A praça possui um intuito religioso e não carrega a concepção da maioria das praças brasileiras como um lugar de convívio da população ou marco do poder político.pt_BR
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