Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3888
metadata.artigo.dc.title: Sensomaker: a tool for sensorial characterization of food products
metadata.artigo.dc.title.alternative: Sensomaker: uma ferramenta para caracterização sensorial de produtos alimentícios
metadata.artigo.dc.creator: Pinheiro, Ana Carla Marques
Nunes, Cleiton Antônio
Vietoris, Vladimir
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.artigo.dc.date.issued: 25-Mar-2013
metadata.artigo.dc.identifier.citation: PINHEIRO, A. C. M.; NUNES, C. A.; VIETORIS, V. Sensomaker: a tool for sensorial characterization of food products. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 37, p. 199-201, 2013.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Sensomaker é um software livre para análise de dados de estudos sensoriais que tem módulos com uma interface gráfica amigável. A aquisição de dados pode ser realizada por meio de diferentes métodos, tais como escala de categoria, escala linear, dominância temporal de sensações (TDS) e tempo-intensidade (TI). Os resultados podem ser analisados por uma variedade de métodos, tais como mapas de preferência interno e externo (convencional e de três vias), análise de componentes principais, análise de agrupamento hierárquico, curvas de TDS e TI, além de testes de Tukey e Dunnett. Gráficos de alta qualidade são facilmente obtidos e exportados para vários formatos. O software é útil durante o desenvolvimento ou a melhoria de produtos, quando é importante observar cuidadosamente as preferências dos consumidores e relacioná-la com características descritivas, a fim de garantir sua boa aceitação.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Sensomaker is a free software for data analysis from sensory studies, which has modules with user-friendly interface. Data acquisition can be performed using different methods, such as category scale, linear scale, temporal dominance of sensations (TDS), and time-intensity (TI). Results can be analyzed by a variety of methods, such as conventional internal and external preference mapping, three-way internal and external preference mapping, principal component analysis, hierarchical cluster analysis, TDS and TI curves, in addition to Tukey and Dunnett tests. High quality graphics are easily obtained and exported to several formats. The software is useful during the development or improvement of products, when it is important to carefully note consumer preferences and to relate it to descriptive characteristics in order to ensure good product acceptance.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3888
metadata.artigo.dc.language: en
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