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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Camila Andrade-
dc.date.accessioned2013-04-11T18:45:26Z-
dc.date.available2013-04-11T18:45:26Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.citationPEREIRA, C. A. Comportamento de consumidores em Belo Horizonte – MG em relação à segurança de alimentos. 2012. 116 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/388-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.subjectQualidade de alimentospt_BR
dc.subjectCertificaçãopt_BR
dc.subjectConsumo de alimentospt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectPerfil do consumidorpt_BR
dc.subjectFood qualitypt_BR
dc.subjectCertificationpt_BR
dc.subjectFood consumptionpt_BR
dc.titleComportamento de consumidores em Belo Horizonte – MG em relação à segurança de alimentospt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão Estratégica, Marketing e Inovaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee1Calegário, Cristina Lélis Leal-
dc.contributor.referee1Peres, Ângela Pimenta-
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado com o objetivo principal de identificar o comportamento dos consumidores em Belo Horizonte, MG em relação à segurança de alimentos. Mais especificamente, buscou-se verificar o entendimento e o conhecimento dos consumidores no que se refere à segurança de alimentos e à certificação; identificar se segurança de alimentos e certificação fazem diferença para o consumidor no momento da compra do produto e identificar o perfil dos consumidores para os quais a segurança e a certificação fazem diferença e para os quais não fazem, verificando as variáveis que discriminam esses dois grupos. Foram entrevistados 300 consumidores de alimentos, homens e mulheres, com idade igual ou superior a 18 anos, no Mercado Central de Belo Horizonte, MG. Foi empregado o método de levantamento (survey) para a coleta de dados, com a utilização de questionários estruturados. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, por meio da distribuição de frequência e tabulação cruzada, e pela estatística multivariada, sendo realizadas análises de cluster e discriminante, e também a correlação de Spearman. Os resultados mostram que há maior consciência dos consumidores sobre a importância da segurança de alimentos e a certificação, entretanto, muitos ainda se mostram pouco informados sobre essas questões. Quanto aos certificados/selos conhecidos pelos consumidores, os que mais se destacaram foram os do INMETRO e ISO. Daqueles específicos do setor de alimentos, podem-se citar o ABIC, o de orgânicos, o do SIF e o de transgênicos. No momento da compra, verificou-se um interesse maior dos consumidores por indicações diretas de qualidade e segurança, como a data de validade. O preço também foi considerado um dos elementos mais importantes no momento da compra, ao contrário da certificação, ainda pouco considerada. Foi possível identificar a existência de dois grupos de consumidores, sendo um deles composto, na maior parte, por consumidores mais interessados, que compram, exigem, conhecem, valorizam e se preocupam mais com a segurança de alimentos e a certificação. O outro grupo, ao contrário, pode ser caracterizado pela presença de pessoas que não conhecem e não se interessam muito por essas questões.pt_BR
dc.description.resumoThis work was carried out to identify consumers’ behavior in relation to food safety, in Belo Horizonte, MG. More specifically, this study aimed to determine the understanding and knowledge of consumers in relation to food safety and certification; identify whether food safety and certification make the difference to the consumer at the time of purchase; and identify the profile of consumers to whom food safety and certification make a difference and to whom they do not, checking the variables that discriminate these two groups. 300 food consumers, men and women aged over 18 years, were interviewed at the Central Market of Belo Horizonte, MG. For data collection the survey method was used, using structured questionnaires. Data were analyzed using descriptive statistics, frequency distribution and cross tabulation, and multivariate statistics with cluster and discriminant analysis, and Spearman correlation. The results show that there is greater consumer awareness of the importance of food safety and certification, however, many of them are still poorly informed about these issues. In relation to certificates/seals known by consumers, the ones which stood out were INMETRO and ISO. In relation to specific certifications of food sector, the ABIC seal, organic certification, SIF seal and GMO certificate stood out too. At the time of purchase, it was verified an increased interest of consumers by direct indications of quality and safety, such as the expiration date. The price was also considered one of the most important elements at the time of purchase, unlike certification, still poorly considered. It was possible to identify the existence of two consumer groups, one being mainly composed of consumers more interested, that buy, demand, know, appreciate and care more about food safety and certification. The other group otherwise, can be characterized by the presence of people who do not know and do not care much about these issues.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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