Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38975
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Maia, Jossuí Basílio Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T19:28:54Z | - |
dc.date.available | 2020-02-07T19:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, J. B. M. Olhar poético: poesia e educação estética em Adélia Prado. 2019. 93 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação )–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38975 | - |
dc.description.abstract | A reflection on the formative and humanizing function of literature, specifically the poetry of Adélia Prado are developed in this work. It seeks to understand how Adélia's poetic contributions influence the cultural formation process of an individual, the research is based on this question and aiming at the formative character of poetry, whose objective is to understand the condition and provoke reflections essential to our life. In a society marked by so many contradictions, dwelling on the meaning of life may sound extemporaneous, but there is a collective ethical dimension, implicated in the way each being human seeks to move their existence in the best possible way, to improve life in society. Adélia Prado's poetics offers a front breath to the impoverishment of ideas as the driving force of cultural life in the contemporary world. Therefore, this research argues that the task of education consists, in addition to the technical-scientific dimension, also in human formation. Adélia Prado's poetics presents the perception of a singular and vivid everyday life, full of meanings that transcend the impoverished reality of sensitivity. Given the objectives outlined, this research assumes theoretical-methodological procedure the bibliographic research for being able to allow the choice of works that permeate academic papers and underpin our argumentation. It also explores documentary research, as we stick to the work Poetry Reunited by Adélia Prado that brings together all the poetry of the poet. Thus, it was possible to cast our eyes on the need for poetry in human formation, a task so arduous and urgently needed in a time of disenchantment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Sensibilidade | pt_BR |
dc.subject | Formação Humana | pt_BR |
dc.subject | Prado, Adélia, 1935- | pt_BR |
dc.subject | Poetry | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Sensitivity | pt_BR |
dc.subject | Human formation | pt_BR |
dc.title | Olhar poético: poesia e educação estética em Adélia Prado | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.contributor.referee2 | Goulart, Ilsa do Carmo Vieira | - |
dc.contributor.referee3 | Maciel, Emílio Carlos Roscoe | - |
dc.description.resumo | O propósito desta pesquisa, intitulada Olhar poético: poesia e educação estética em Adélia Prado, é realizar uma reflexão sobre a função formativa e humanizadora da literatura, especificamente da poesia de Adélia Prado. Como a poética de Adélia contribui para o processo de formação cultural da pessoa? Essa é a questão que orienta a pesquisa, visando o caráter formativo da poesia, cujo objetivo é compreender a condição humana e provocar reflexões essenciais ao nosso viver. Num contexto de mundo marcado por tantas contradições, debruçar-se sobre o sentido da vida pode soar extemporâneo, mas há uma dimensão ética coletiva, implicada na forma como cada ser humano busca mover a própria existência na melhor forma de conviver. A poética de Adélia Prado oferece um alento frente ao empobrecimento das ideias como força motriz da vida cultural do mundo contemporâneo. Assim sendo, esta pesquisa defende que a tarefa da educação consiste, para além da dimensão técnico-científica, também, na formação humana. A poética de Adélia Prado apresenta a percepção de um cotidiano singular e rico, carregado de significações que transcendem a realidade empobrecida de sensibilidade. Em virtude dos objetivos traçados, esta pesquisa assume como procedimento teórico-metodológico a pesquisa bibliográfica por ser capaz de permitir a escolha de trabalhos que permeiam a produção acadêmica e fundamentam nossa argumentação. Explora, também, a pesquisa documental, por nos atermos na obra Poesia Reunida de Adélia Prado que reúne toda a poética da poeta. Deste modo, foi possível lançar nosso olhar para a necessidade da poesia na formação humana, tarefa tão árdua quanto urgentemente necessária em um tempo de desencantamento. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6359563876565790 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Olhar poético poesia e educação estética em Adélia Prado.pdf | 688,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.