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dc.creatorTavares, Nathália Vasconcelos-
dc.date.accessioned2013-04-11T19:16:06Z-
dc.date.available2013-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.citationNATHÁLIA V. T. Base da pirâmide econômica e modelos de negócios: estudo de casos múltiplos no segmento lácteo do sul de Minas Gerais. 2012. 123 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/390-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.subjectBase da pirâmidept_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectModelo de negóciospt_BR
dc.subjectLaticíniospt_BR
dc.subjectCanvaspt_BR
dc.subjectBottom of the pyramidpt_BR
dc.subjectBusiness modelpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectDairypt_BR
dc.titleBase da pirâmide econômica e modelos de negócios: estudo de casos múltiplos no segmento lácteo do sul de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão Estratégica, Marketing e Inovaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sugano, Joel Yutaka-
dc.contributor.referee1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.contributor.referee1Barki, Egdard Elie Roger-
dc.contributor.referee1Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.description.resumoA definição das estratégias das empresas era tradicionalmente embasada na condição de criar e desenvolver negócios para atender as classes mais altas da sociedade, o que alguns autores têm mudado em virtude do crescimento exponencial do mercado de baixa renda. Nesse contexto, adota-se como questão de pesquisa: como a base da pirâmide se constitui numa fonte de inovação em modelo de negócios para as organizações? Estabelece-se como objetivo geral deste trabalho verificar como a base da pirâmide se constitui numa fonte de inovação em modelo de negócios para as organizações, especialmente para os laticínios da região Sul de Minas Gerais. De forma complementar, assume-se como objetivos específicos a) identificar quais fatores caracterizam a inovação em modelos de negócios para as organizações voltadas para os mercados da base da pirâmide e b) verificar se pequenas empresas também inovam em modelos de negócios na busca pelos mercados da base da pirâmide. A postura metodológica abordada é de natureza qualitativa, exploratória quanto aos seus objetivos, sendo do tipo estudo de casos múltiplos, assumindo os laticínios da região Sul de Minas Gerais como objeto de pesquisa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas conduzidas com o auxílio de um questionário semi-estruturado, com questões padronizadas adaptadas do método Canvas, proposto por Osterwalder e Pigneur (2009). Este trabalho confirma a teoria que abarca o atendimento à base da pirâmide econômica e esclarece que o modelo de negócios voltado para a base da pirâmide econômica deve prezar pela qualidade, mas a baixos custos, o que leva a baixos preços, devendo abarcar alguma atividade de apoio à produção que agregue valor a ela. As discussões em torno dos dados obtidos nesta pesquisa demonstram que a base da pirâmide se constitui numa fonte de inovação no momento em que deseja e exige produto de boa qualidade a preços baixos, forçando as empresas a terem excelentes estruturas de custos e serem excelentes nas suas atividades produtivas. Identifica-se a partir do modelo Canvas que os fatores que caracterizam a inovação em modelos de negócios voltados para os mercados da base da pirâmide são: segmento de clientes, proposição de valor, fluxo de receitas e estrutura de custos. Verificou-se também que inovação em modelos de negócios voltados para a base da pirâmide econômica não é uma peculiaridade das grandes empresas, sendo possível e praticada por micro e pequenas empresas. Acredita-se que ainda haja muitas lacunas a serem preenchidas por estudos que unam teoria sobre inovação em modelo de negócios e sobre mercados da base da pirâmide, e dissertem a respeito da inovação em modelos de negócios voltados para a base da pirâmide.pt_BR
dc.description.resumoThe definition of corporate strategies were traditionally grounded in condition to create and develop businesses to meet the higher classes of society, which some authors have changed due to the exponential growth of the low-income market. In this context, the research question is: how the bottom of the pyramid constitutes a source of innovation in business model for organizations? The general objective of this paper is to verify how the bottom of the pyramid constitutes a source of innovation in business model for organizations, especially for dairy products in the southern region of Minas Gerais. As a complement, assumes as specific objectives a) identify which factors characterize innovation in business models for organizations facing to the bottom of the pyramid markets and b) verify if small businesses also innovate in business models in the search for bottom of the pyramid markets. The methodological approach is discussed qualitative, exploratory about their goals, and the type multiple case study, assuming the dairy of southern region Minas Gerais as a research subject. Data collection was through interviews conducted with the aid of a semi-structured questionnaire with standardized questions adapted from the Canvas method proposed by Osterwalder and Pigneur (2009). This work confirms the theory that embraces the attendance to the bottom of the economic pyramid and explains the business model facing on the bottom of the economic pyramid should give value to the quality, but low cost which leads to lower prices and should embrace some support activity to the production which adds value to it. The discussions around the data obtained in this study show that the bottom of the pyramid constitutes a source of innovation when they expect and demand good quality product at low prices, forcing companies to have excellent cost structures and to be excellent in their productive activities. Identifies up from Canvas model that factors which characterize innovation in business models focused on the bottom of the pyramid markets are: customer segments, value proposition, revenue stream and cost structure. It was also found that innovation in business models facing to the bottom of the economic pyramid is not a peculiarity of large enterprises, and can be practiced by micro and small enterprises. It is believed that there are still many gaps to be filled by studies that unite theory about innovation in business model and on the bottom of the pyramid markets, and descant about innovation in business models facing on the bottom of the pyramid.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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