Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39113
Título: A utilização do método Altadir De Planificação Popular (MAPP) em gestão social de cooperativas
Autor : Victório, Rafaela Sabatine
Primeiro orientador: Pereira, José Roberto
Primeiro membro da banca: Pereira, José Roberto
Palavras-chave: Gestão Social
Método Altadir de Planificação Popular (MAPP)
Cidadania Deliberativa
Data da publicação: 3-Mar-2020
Referência: VICTÓRIO, Rafaela Sabatine. A utilização do método Altadir De Planificação Popular (MAPP) em gestão social de cooperativas. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: Diante da necessidade de analisar métodos da pratica de gestão social em grupos, apresenta-se nesse TCC um método de planejamento participativo chamado Método Altadir de Planificação Popular (MAPP). A escolha do MAPP, como método de planejamento participativo se deu devido à convergência de suas características com os pressupostos da gestão social, com o intuito de demonstrar as contribuições metodológicas deste método para a gestão social de grupos e de cooperativas. Este trabalho considerou a aplicação do método em cooperativas, devido as características participativas e democráticas que estes grupos apresentam, entretanto pode ser replicado em associações e grupos informais de trabalho. Para tanto, buscou-se analisar os passos e as técnicas que compõe o MAPP e as categorias de análise da Cidadania deliberativa, sendo elas: Processo de discussão, Inclusão, pluralismo, Igualdade Participativa, Autonomia e bem comum no intuito de identificar nos passos do MAPP as categorias que compõe o conceito de cidadania deliberativa, para, a partir disso, identificar potenciais contribuições para a gestão social com base nos critérios de análise da cidadania deliberativa. Para fazer a análise utilizou-se dos recursos metodológicos de levantamento bibliográfico sobre o tema e observação participante, a fim de reunir o maior número de informações possíveis para demonstrar as contribuições metodológicas do estudo. Nota-se, a partir da interpretação dos resultados, que não tem correspondência individual, direta e especifica entre os passos do MAPP e as categorias da cidadania deliberativa, o que temos são alguns passos do MAPP se repetindo em diferentes categorias da cidadania deliberativa. Isso ocorre pelo fato do método ser algo dinâmico e construído com base no diálogo, sendo constantemente avaliado e reconsiderado pelos atores envolvidos na construção do plano. Com isso, conclui-se que a gestão social é uma forma de gestão que dá base para o MAPP na medida em que todo seu processo permeia a ação dialógica em busca do consenso, já que seu funcionamento é pautado na participação dos atores na identificação dos problemas, das causas e das soluções debatidas entre os atores dos grupos que estão inseridos na realidade e vivenciam os problemas. Sendo este processo dotado de características da cidadania deliberativa, visto que suas categorias são contempladas no processo, conforme evidenciou este estudo. Desta forma, percebe-se que há um vasto campo de estudo a ser explorados e muitos outros métodos da gestão social a serem identificados.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39113
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A utilização do método Altadir De Planificação Popular (MAPP) em gestão social de cooperativas.pdf770,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.