Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPio, Juliana do Carmo Jesus-
dc.date.accessioned2020-03-26T16:38:07Z-
dc.date.available2020-03-26T16:38:07Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.date.submitted2020-03-03-
dc.identifier.citationPIO, J. do C. J. O “café feminino”: da roça para o mercado exterior e os processos de aprendizagem das mulheres do Grupo Mobi - Poço Fundo- MG. 2020. 113 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39428-
dc.description.abstractThis research has as its theme the production and transformation of knowledge outside the formal educational environment. Thus, we will seek to understand the learning practices that took place among a group of women, family farmers in order to understand the relationships between these practices and the construction of equality and progress of the “Mulheres Organizadas Buscando Igualdade” (MOBI) group. For a better understanding of the learning processes experienced by women during their individual trajectory and in the MOBI group, this case study used theoretical support studies on Family Farming, Rural Women, and Social Pedagogy. The methodology was based on qualitative approaches to the case study, supported by bibliographic research and analysis of secondary data about the group produced by the media, as well as documentary analysis of materials produced by the group itself. For data collection, we conducted a focus group, as well as participant observation and semi-structured interviews. The case study was carried out in the city of Poço Fundo-MG, more specifically with women producers of branded coffee “Feminino”, cooperated at COOPFAM and with an artisan member of the group. The study identified a complexity of learning, that due to the great network of MOBI supporters, occurred both in different contents and concerning the group's organizational process, which signaled the focus on the search for equality between men and women, in different dimensions. Learning refers to individual issues, as much as to the family, the Cooperative, market relations, as well as the group's organizational process, relations with educational institutions. It is noteworthy that the results of this research may contribute to future projects by the Department of Women and Youth at COOPFAM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMulheres ruraispt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectPedagogia socialpt_BR
dc.subjectMulheres organizados buscando igualdadept_BR
dc.subjectRural womenpt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectSocial pedagogypt_BR
dc.titleO “café feminino”: da roça para o mercado exterior e os processos de aprendizagem das mulheres do Grupo Mobi - Poço Fundo- MGpt_BR
dc.title.alternativeThe “female coffee”: from the cottage to the foreign market and the learning processes of women in the Mobi group - Poço Fundo - MGpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria de Lourdes Souza de-
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Viviane Santos-
dc.contributor.referee1Guevara, Maria de los Angeles Arias-
dc.contributor.referee2Magrini, Pedro Rosas-
dc.description.resumoEsta pesquisa possui como temática a produção e a transformação do conhecimento fora do ambiente formal de educação. Assim, buscaremos compreender as práticas de aprendizagem ocorridas junto a um grupo de mulheres, agricultoras familiares para, assim, entender as relações entre essas práticas e a construção de igualdade e progresso do grupo Mulheres Organizadas Buscando Igualdade (MOBI). Para a melhor compreensão dos processos de aprendizagem vivenciados pelas mulheres no decorrer de sua trajetória individual e no grupo MOBI e consequente mudança de posição e condição, nesse estudo de caso foi utilizado aporte teórico estudos sobre Agricultura Familiar, mulheres rurais e Pedagogia Social. A metodologia foi pautada nas abordagens qualitativas para estudo de caso, com realização de pesquisa bibliográfica e análise de dados secundários produzidos pelos meios de comunicação a respeito do grupo, bem como análise documental de documentos produzidos pelo próprio grupo. Para a coleta de dados, foi realizado um grupo focal, além de observação participante e entrevistas semiestruturadas. O estudo de caso foi realizado na Cidade de Poço Fundo-MG, mais especificamente com as mulheres produtoras do café da marca “Feminino”, cooperadas na COOPFAM e uma artesã integrante do grupo. O estudo identificou uma complexidade dos aprendizados que em função da intensa rede de apoiadores ao MOBI ocorreram tanto em diferentes conteúdos e em relação ao processo organizativo do grupo, o que sinalizou o foco na busca por igualdade entre homens e mulheres, em diversas dimensões. Os aprendizados se referem tanto a questões individuais, quanto à família, a Cooperativa, as relações de mercado, quanto ao processo organizativo do grupo, as relações com as instituições de ensino. Destaca-se que os resultados desta pesquisa poderão contribuir com projetos futuros do Departamento de Mulheres e Juventude da COOPFAM.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/009567522210709pt_BR
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Sustentável e Extensão - Mestrado Profissional (Dissertação)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.