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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta Filho, Custódio Genésio da-
dc.creatorFernandes, Renato Borges-
dc.creatorRezende, Daniel Carvalho de-
dc.date.accessioned2020-03-27T11:11:15Z-
dc.date.available2020-03-27T11:11:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, C. G. da; FERNANDES, R. B.; REZENDE, D. C. de. Capital cultural e viagens internacionais da classe média brasileira. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, 2019. Paginação irregular.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39449-
dc.description.abstractThe understanding of the status consumption in developed countries lacks studies demonstrating if is such foreign influence, and in which manner it is processed in national middle class when considering the differences in cultural capital. us, this work had the objective of analyzing the influence of “imported” products and lifestyles over the status consumption behavior of different levels of cultural capital of Brazilian middle class (class B) in a context of international travel. is qualitative and descriptive research was conducted using focus groups and individual semi-structured interviews with members of the middle class. For data analysis, the content analysis technique was used. Aer analyzing many status consumption items, this research concludes that the differences between the different levels of cultural capital are clearly processed in international travels, from the interest and planning of the travel to the interaction with the natives, distinguishing in the choice of destination and in the programming of the travels. In summary, the domain over another language and the adhesion to tour packages lead to differences in consumption behavior in international travels.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceCaderno Virtual de Turismopt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectConsumo de statuspt_BR
dc.subjectViagens internacionaispt_BR
dc.subjectCultural capitalpt_BR
dc.subjectStatus consumptionpt_BR
dc.subjectInternational travelpt_BR
dc.titleCapital cultural e viagens internacionais da classe média brasileirapt_BR
dc.title.alternativeThe cultural capital and international travel of brazilian middle classpt_BR
dc.title.alternativeEl capital cultural y viajes internacionales de la clase media de Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO entendimento do consumo de status em países em desenvolvimento carece de estudos demonstrando se há influência estrangeira e de que modo ela se processa na classe média nacional diante das diferenças de capital cultural. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de consumo de status de diferentes níveis de capital cultural da classe média (classe B) brasileira em um contexto de viagens internacionais. Esta pesquisa qualitativa e descritiva foi realizada via grupos de foco e entrevistas individuais semiestruturadas com integrantes da classe média e, para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Após a análise de diversos itens de consumo de status, esta pesquisa concluiu que as diferenças entre os diferentes níveis de capital cultural se processam nitidamente em viagens internacionais, desde o interesse e planejamento da viagem até a interação com os nativos, passando pela distinção na escolha dos destinos e na programação das viagens. Simplificadamente, o domínio de outro idioma inicia-se, e a adesão aos pacotes turísticos levam a diferenças de comportamento de consumo em viagens internacionais.pt_BR
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