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metadata.teses.dc.title: Modal ferroviário brasileiro: da descontinuidade dos investimentos aos desafios governamentais
metadata.teses.dc.title.alternative: Brazilian railroad modal: from the suspension of investments to the government challenges
metadata.teses.dc.creator: São José, Paulo Vanderlei Teixeira de
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Denis Renato de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Campos, Renato Silvério
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Tonelli, Dany Flávio
metadata.teses.dc.subject: Ferrovias - Investimento
Políticas públicas
Railroad – Investment
Public policies
metadata.teses.dc.date.issued: 31-Mar-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: SÃO JOSÉ, Paulo Vanderlei Teixeira de. Modal ferroviário brasileiro: da descontinuidade dos investimentos aos desafios governamentais. 2018. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Por meio deste trabalho, objetivou-se fazer uma análise das causas da descontinuidade que fizeram com que o modal ferroviário brasileiro não fosse preferencial aos investimentos do Governo Federal, bem como, estudá-lo sob diversos aspectos, nomeadamente, econômico, ambiental e social. É relevante na medida em que permite a percepção da prioridade dada pelo Governo Federal em investir mais em modal rodoviário, do que em modais que compõem a intermodalidade; identificar os principais modais de transporte do Brasil, suas vantagens e desvantagens e compará-los sob os aspectos econômico, ambiental e social. Para tanto, optou-se pela realização de uma compilação bibliográfica descritiva, quantitativa e qualitativa, a respeito do Sistema Ferroviário Brasileiro. De acordo com os resultados, conclui-se que a utilização do modal ferroviário é economicamente mais viável do que o modal rodoviário. Os impactos ambientais causados pela emissão de gases poluentes do sistema ferroviário têm menor influência ao meio ambiente em relação ao modal rodoviário. Pretendeu-se, por meio deste trabalho, que além de aspectos econômico e ambiental, sejam também ponderados os fatores social e cultural, os quais poderiam influenciar na escolha do transporte a ser utilizado, notadamente após a “greve” dos caminhoneiros ocorrida em 21 de Maio de 2018, cujos impactos econômicos e até ambientais foram enormes.
metadata.teses.dc.description.abstract: With this work, we aimed at analyzing the causes of the suspension by which the Brazilian Railroad Modal lost the preference in investments by the Federal Government. We also studied the economic, environmental, and social aspects of the Brazilian Railroad Modal. It is relevant insofar as it allows us to perceive the priorities of the Federal Government in further investing in the Railroad Modal, then in models comprising the intermodality, to identify the primary transportation modals in Brazil, its advantages and disadvantages, and compare them under the economic, environmental, and social aspects. For this purpose, we opted for conducting a descriptive, quantitative, and qualitative bibliographic compilation concerning the Brazilian Railroad System. Based on the results, we conclude that the use of the Railroad Modal is more economically feasible than using the highway modal. The environmental impacts caused by the emission of polluting gasses by the railroad system exerts less influence over the environment when compared to the highway modal. In addition to economic and environmental aspects, we strived to ponder the social and cultural factors that could influence the choice for transportation means, especially after the truck driver strike that occurred in May 21st, 2018, of which economic and environmental impacts were tremendous.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39579
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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