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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreno, Marina Gomes Murta-
dc.creatorCosta, Cássio Henrique Garcia-
dc.creatorTessarini Júnior, Geraldo-
dc.date.accessioned2020-04-02T16:02:52Z-
dc.date.available2020-04-02T16:02:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMORENO, M. G. M.; COSTA, C. H. G.; TESSARINI JÚNIOR, G. Balanced scorecard como apoio a gestao estrategica de uma unidade de Instituto Federal de Educação Tecnológica. Forscience, Formiga, v. 7, n. 2, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39678-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInsituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formigapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceForsciencept_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.titleBalanced scorecard como apoio a gestao estrategica de uma unidade de Instituto Federal de Educação Tecnológicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de propor um modelo de Gestão Estratégica (GE) para uma unidade (campus) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), formalizando-o por meio da adaptação do Balanced Scorecard (BSC). O estudo de caso baseou-se na coleta de dados pela aplicação da técnica de grupos focais, sendo as informações obtidas interpretadas qualitativamente pela atuação de um grupo de trabalho (GT) multidisciplinar. Através da construção e da proposição participativa e descentralizada de um BSC alternativo em uma organização pública, contribui-se para a redução de lacunas relacionadas à: i) resistência e ausência de inserção da comunidade acadêmica no processo de GE; e ii) utilização do BSC em IFs. Evidenciaram-se: i) a participação mais ativa de diversos membros organizacionais no processo de diagnóstico organizacional e de estruturação do modelo, buscando-se a sua efetiva legitimação; ii) a definição de estratégias organizacionais para a sistematização do Planejamento Estratégico (PE); e iii) a estruturação de um modelo de GE adequado às singularidades da instituição, consolidado pelo BSC. A nova arquitetura do BSC pode ser replicada a outras instituições de ensino similares, de modo a proporcionar estudos comparativos para verificação de sua validade externa. Esta pesquisa também reduz omissões da literatura sobre GE em IFs, detalhando o processo de elaboração de práticas estratégicas para a melhoria do desempenho organizacional.pt_BR
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