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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Moreno, Marina Gomes Murta | - |
dc.creator | Costa, Cássio Henrique Garcia | - |
dc.creator | Tessarini Júnior, Geraldo | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-02T16:02:52Z | - |
dc.date.available | 2020-04-02T16:02:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MORENO, M. G. M.; COSTA, C. H. G.; TESSARINI JÚNIOR, G. Balanced scorecard como apoio a gestao estrategica de uma unidade de Instituto Federal de Educação Tecnológica. Forscience, Formiga, v. 7, n. 2, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39678 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Insituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source | Forscience | pt_BR |
dc.subject | Gestão estratégica | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Balanced scorecard | pt_BR |
dc.subject | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.title | Balanced scorecard como apoio a gestao estrategica de uma unidade de Instituto Federal de Educação Tecnológica | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem o objetivo de propor um modelo de Gestão Estratégica (GE) para uma unidade (campus) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), formalizando-o por meio da adaptação do Balanced Scorecard (BSC). O estudo de caso baseou-se na coleta de dados pela aplicação da técnica de grupos focais, sendo as informações obtidas interpretadas qualitativamente pela atuação de um grupo de trabalho (GT) multidisciplinar. Através da construção e da proposição participativa e descentralizada de um BSC alternativo em uma organização pública, contribui-se para a redução de lacunas relacionadas à: i) resistência e ausência de inserção da comunidade acadêmica no processo de GE; e ii) utilização do BSC em IFs. Evidenciaram-se: i) a participação mais ativa de diversos membros organizacionais no processo de diagnóstico organizacional e de estruturação do modelo, buscando-se a sua efetiva legitimação; ii) a definição de estratégias organizacionais para a sistematização do Planejamento Estratégico (PE); e iii) a estruturação de um modelo de GE adequado às singularidades da instituição, consolidado pelo BSC. A nova arquitetura do BSC pode ser replicada a outras instituições de ensino similares, de modo a proporcionar estudos comparativos para verificação de sua validade externa. Esta pesquisa também reduz omissões da literatura sobre GE em IFs, detalhando o processo de elaboração de práticas estratégicas para a melhoria do desempenho organizacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DAE - Artigos publicados em periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO_Balanced scorecard como apoio a gestao estrategica de uma unidade de Instituto Federal de Educação Tecnológica.pdf | 576,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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