Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Cláudia Roquini-
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2020-04-02T17:42:17Z-
dc.date.available2020-04-02T17:42:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, C. R.; GOULART, I. do C. V. A criança e o desenvolvimento da linguagem: um olhar para as práticas educativas com a leitura literária. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 8, n. 15, jul./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/view/2122pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39684-
dc.description.abstractWhen considering language as a qualitative leap determinant of human psyche and one of the most important means for the child to internalize the social meanings of culture, we describe the process of language comprehension, from episodes of reading activities of children's literature books. From this perspective, we present the results of a research of scientific initiation, funded by FAPEMIG, which aimed to understand how reading comprehension was present in the utterances of children, in order to reflect on language as an intrapsychic process that goes from the interpersonal plan to the Intrapessoal, in a verbal interaction movement, from dialogical situations resulting from the reading wheels with children from early childhood education. For the accomplishment of the study, we assumed as a methodological proposal a qualitative research approach, exploratory, taking as investigative procedure the observation and description of dialogues situations in asymmetric (adult-child) and symmetrical (child-child) relationships constructed among children aged 3 to 5 years, performed in three classes of early childhood education, being two municipal schools and a nucleus of childhood education, of the Federal network, institutions located in Campo das Vertentes, Minas Gerais. The results indicate that the teacher's mediation becomes fundamental for the development of language and the process of reading comprehension.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourãopt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Educação e Linguagenspt_BR
dc.subjectLinguagem infantil.pt_BR
dc.subjectCompreensão de leiturapt_BR
dc.subjectInteração verbalpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectChild languagept_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectVerbal interactionpt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.titleA criança e o desenvolvimento da linguagem: um olhar para as práticas educativas com a leitura literáriapt_BR
dc.title.alternativeThe child and the language development: a look at educational practices with literary readingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAo considerar a linguagem como salto qualitativo determinante do psiquismo humano e um dos meios mais importantes para que a criança consiga internalizar os significados sociais da cultura, descrevemos o processo de compreensão da linguagem, a partir de episódios de atividades de leitura de livros de literatura infantil. Nessa perspectiva, apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica, financiada pela FAPEMIG, que teve como objetivo compreender como a compreensão de leitura se mostrou presente nos enunciados das crianças, de modo a refletir sobre a linguagem como um processo intrapsíquico que vai do plano interpessoal para o intrapessoal, num movimento de interação verbal, a partir de situações dialógicas decorrentes das rodas de leitura com crianças da educação infantil. Para a realização do estudo, assumimos como proposta metodológica uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, tomando como procedimento investigativo a observação e a descrição de situações de diálogos em relações assimétricas (adulto-criança) e simétricas (criança-criança) construídas entre crianças de 3 a 5 anos, realizada em três turmas da educação infantil, sendo duas escolas municipais e um núcleo de educação infantil, da rede federal, instituições localizadas no Campo das Vertentes, Minas Gerais. Os resultados indicam que a mediação do professor se torna fundamental para o desenvolvimento da linguagem e para o processo de compreensão da leitura.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.