Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3969
Título: Qualidade do sêmen de Varrões alimentados com rações contendo diferentes tipos de óleo
Título(s) alternativo(s): Quality semen of the boars fed with rations containing different types of oil
Autor : Oliveira, Silvio Luiz de
Primeiro orientador: Fialho, Elias Tadeu
Primeiro membro da banca: Freitas, Rilke Tadeu Fonseca de
Lima, José Augusto de Freitas
Pimenta, Maria Emilia de Sousa Gomes
Murgas, Luis David Solis
Área de concentração: Nutrição de Monogástricos
Palavras-chave: Suíno - Sêmen - Qualidade
Suíno - Testículos - Histologia
Suíno - Alimentação e rações
Nutrição animal
Data da publicação: 24-Set-2014
Referência: OLIVEIRA, S. L. de. Qualidade do sêmen de varrões alimentados com rações contendo diferentes tipos de óleo. 2004. 74 p. Tese (Doutorado em Zootecnia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.
Resumo: O experimento foi realizado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras-MG, com o objetivo de avaliar o desempenho reprodutivo de varrões híbridos alimentados com rações suplementadas com diferentes fontes de óleos, como fontes de ácidos graxos da família ω-3. Foram utilizados 24 suínos híbridos, machos inteiros, procedentes da Agroceres-PIC de Patos de Minas-MG, com peso inicial médio de 152,73 kg, em um delineamento experimental em blocos ao acaso, com 04 tratamentos (T1=controle; T2=3% óleo de linhaça; T3=3% óleo comercial PUFA e T4=3% de óleo de peixe) sendo as mesmas isoenergéticas e isoproteicas e 06 repetições, sendo cada animal uma unidade experimental. As variáveis analisadas foram parâmetros seminais como motilidade, vigor, volume, concentração, número total de células e morfologia espermáticos. Também foram observados parâmetros histológicos e o perfil de ácidos graxos dos espermatozóides no início e final das coletas de sêmen, que foram após quatro e décima primeira semanas do início do fornecimento das rações aos animais. Foram avaliados a motilidade e o vigor espermáticos após o processamento de resfriamento do sêmen, e logo após congelamento e descongelamento também analisou-se as alterações totais da cabeça dos espermatozóides. Nesse experimento a motilidade espermática não apresentou significância entre os tratamentos, porém com relação ao vigor espermáticos o teste de Qui-quadrado (P=0,0392) mostrou ser significativo, sendo que a adição de 3% de óleo de peixe mostrou os melhores resultados em relação aos outros óleos. O volume e o NTC foram significativamente maiores (P<0,01) para o tratamento que recebeu o óleo comercial PUFA, porém a concentração dos ejaculados mostrou-se semelhante entre os tratamentos. Não houve efeito significativo (P>0,10) dos tratamentos sobre os parâmetros morfológicos dos espermatozóides. Os tratamentos influenciaram o perfil de deposição de ácidos nas membranas espermáticas (P<0,01) no início e final do experimetno, sendo que o DHA foi o ácido graxo mais modificado nos tratamentos 3 e 4. Foi observado um significativo aumento no diâmetro tubular (P<0,05) dos animais recebendo o óleo comercial PUFA. Após o resfriamento do sêmen não foi observados diferenças significativas (P>0,10) na motilidade e vigor espermáticos, mas foi observado que após o descongelamento os animais que receberam o óleo de linhaça em suas dietas tiveram uma redução significativa (P<0,05) nas alterações da cabeça dos espermatozóides. Conclui-se que nas avaliações do sêmen "in natura" o uso de óleo comercial PUFA e o óleo de peixe nas rações dos animais demonstrou ser mais eficiente para a produção de células espermáticas e para a viabilidade destas células, respectivamente; e nas avaliações do sêmen após o congelamento verificamos que o uso dos óleos comercial PUFA e o óleo de peixe resultou na piora da integridade das membranas espermáticas.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3969
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DZO - Zootecnia - Doutorado (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Qualidade do sêmen de Varrões alimentados com rações contendo diferentes tipos de óleo.pdf866,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.