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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Daniel José Silva-
dc.creatorBermejo, Paulo Henrique de Souza-
dc.creatorPereira, José Roberto-
dc.creatorBarbosa, Daniely Aparecida-
dc.date.accessioned2020-04-02T17:59:08Z-
dc.date.available2020-04-02T17:59:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. J. S. et al. A aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamental. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p. 235-251, jan./fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39693-
dc.description.abstractSentiment analysis is a knowledge discovery technique developed from data mining; its purpose is to reveal people’s opinions on specific topics. This is an appropriate technique to apply to unstructured data sources, such as social media, that cover information on a variety of topics (such as politics and public administration). In this context, the objective of this study was to identify whether sentiment analysis can reflect public opinion and, thus, contribute to practices of social management. Therefore, the sentiment analysis technique was applied to reveal citizens’ opinions, which were expressed on Twitter and concerned some of the main social programs in force during Brazil’s Rousseff government. The study consisted of a comparison between the results of the sentiment analysis and the concepts and applications involving four strategies of social media used by governments from the point of view of social management. The results revealed that the sentiment analysis technique could contribute to social management practices in the context of the network strategy.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFGV EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresaspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista de Administração Públicapt_BR
dc.subjectAnálise de sentimentopt_BR
dc.subjectMineração de opiniãopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectSentiment analysispt_BR
dc.subjectOpinion miningpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectSocial managementpt_BR
dc.subjectPublic administration.pt_BR
dc.titleA aplicação da técnica de análise de sentimento em mídias sociais como instrumento para as práticas da gestão social em nível governamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe application of the sentiment analysis technique in social media as a tool for social management practices at the governmental levelpt_BR
dc.title.alternativeLa aplicación de la técnica de análisis de sentimiento en medios sociales como instrumento para las prácticas de la gestión social a nivel gubernamentalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA análise de sentimento é uma técnica de descoberta de conhecimento por meio da mineração de dados, sua finalidade é revelar a opinião das pessoas sobre temas específicos. Essa é uma técnica apropriada para aplicação em fontes de dados não estruturados, como as mídias sociais, que abarcam informações sobre diversos temas, inclusive política e administração pública. O objetivo deste estudo foi identificar se a análise de sentimento pode refletir a opinião pública e, assim, trazer contribuições para as práticas da gestão social. Para tanto, a técnica foi aplicada para revelar as opiniões dos cidadãos expressas no Twitter sobre alguns dos principais programas sociais em vigor no Brasil durante o governo Dilma Rousseff. O estudo consistiu no confronto entre os resultados da análise de sentimento e os conceitos e aplicações envolvendo quatro estratégias de utilização de mídias sociais pelos governos sob a ótica da gestão social. Os resultados da pesquisa revelaram que a técnica da análise de sentimento pode contribuir para as práticas da gestão social no contexto da estratégia de rede.pt_BR
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