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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Luís Fernando Silva-
dc.creatorAlcântara, Valderí de Castro-
dc.creatorPereira, José Roberto-
dc.date.accessioned2020-04-03T17:54:44Z-
dc.date.available2020-04-03T17:54:44Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationANDRADE, L. F. S.; ALCÂNTARA, V. de C.; PEREIRA, J. R. Comunicação que constitui e transforma os sujeitos: agir comunicativo em Jürgen Habermas, ação dialógica em Paulo Freire e os estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 12-24, jan./mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39753-
dc.description.abstractThis essay presents contributions by Jürgen Habermas and Paulo Freire for the constitution of critical-reflexive subjects and the implications in the teaching-research-extension processes in the field of Organizational Studies. We show that intersubjectivity and dialogicity are conditions for the understanding between subjects and it is precisely through these conditions that the subjects are constituted, in a process that is dialogical, pedagogical and political. Freire and Habermas offer elements to deconstruct dominant instrumental logic and provide the basis for the reconstruction of unprecedented-viable possibilities of ways of organizing and managing. Therefore, this article highlights the importance of Organizational Studies to broaden the focus of teaching-research-extension possibilities and directs them to a communicative and dialogic engagement, beyond the borders of universities. This reconstruction indicates that researchers participate in different public arenas, debate and build public problems, processes of resistance, visibility, and dramatization of problematic issues. Observing the contributions of Freire and Habermas, Organizational Studies as a field cannot be limited to developing a critique, from a distant point of view: it is necessary to co-participate, co-act, co-operate and co-construct with its public.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFGV EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresaspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceCadernos EBAPE.BRpt_BR
dc.subjectConstituição do sujeitopt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectEstudos organizacionaispt_BR
dc.subjectConstitution of the subjectpt_BR
dc.subjectIntersubjectivitypt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectOrganizational studiespt_BR
dc.titleComunicação que constitui e transforma os sujeitos: agir comunicativo em Jürgen Habermas, ação dialógica em Paulo Freire e os estudos organizacionaispt_BR
dc.title.alternativeComunicación que constituye y transforma los sujetos: el actuar comunicativo en Jürgen Habermas, la acción dialógica en Paulo Freire y los Estudios Organizacionalespt_BR
dc.title.alternativeCommunication that constitutes and transforms subjects: communicative action in Jürgen Habermas, dialogical action in Paulo Freire and Organizational Studiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta contribuições de Jürgen Habermas e Paulo Freire para a constituição de sujeitos crítico-reflexivos e suas implicações nos processos de ensino/pesquisa/extensão no campo dos Estudos Organizacionais. Mostramos que intersubjetividade e dialogicidade são condições para o entendimento entre sujeitos e é justamente por meio delas que ocorre sua constituição em um processo que é dialógico, pedagógico e político. Freire e Habermas oferecem elementos para desconstruir a lógica instrumental dominante e fornecem bases para a reconstrução de possibilidades inéditas/viáveis de formas de organizar e gerir. A partir disso, este artigo destaca a importância dos Estudos Organizacionais ampliarem o foco das possibilidades de ensino/pesquisa/extensão e direciona-os para um engajamento comunicativo e dialógico, ultrapassando as fronteiras das universidades. Essa reconstrução indica aos pesquisadores que participem de diferentes arenas públicas, do debate e da construção de problemas, em processos de resistência, da visibilidade e dramatização de questões problemáticas. Nos caminhos de Freire e Habermas, os Estudos Organizacionais não podem apenas desenvolver uma crítica à distância: é preciso coparticipar, co-agir, co-operar e coconstruir com os públicos em que se engajam.pt_BR
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