Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Regilson Maciel | - |
dc.creator | Rothen, José Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-06T17:45:05Z | - |
dc.date.available | 2020-04-06T17:45:05Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, R. M.; ROTHEN, J. C. Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 36-66, jan./abr. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39836 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes the configuration of the scientific field of educational evaluation in Brazil during the 1980s, identifying the agents that constituted it and their theoretical contributions on the evaluation theme. A bibliographic and documental research was carried out, combined with bibliometric studies and content analysis. The results show the participation of 19 Brazilian researchersin the field development process, whose theoretical contributions suggest two main evaluation approaches: one that is grounded mainly on the measurement of results and another that primarily advocates the participation in evaluation processes. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade CESGRANRIO | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source | Revista Meta: Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Campo científico | pt_BR |
dc.subject | Avaliação como resultado | pt_BR |
dc.subject | Avaliação como processo | pt_BR |
dc.subject | Educational evaluation | pt_BR |
dc.subject | Scientific field | pt_BR |
dc.subject | Result-based evaluation | pt_BR |
dc.subject | Process-based evaluation | pt_BR |
dc.title | Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens | pt_BR |
dc.title.alternative | Brazilian Educational Evaluation in the 1980s: the field between two approaches | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluación Educativa Brasileña en la Década de 1980: el campo entre dos enfoques | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo analisa a configuração do campo científico da avaliação educacional no Brasil na década de 1980, identificando os agentes que o constituíam e as suas contribuições teóricas sobre a temática da avaliação. Realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfica e documental, associada às estratégias dos estudos bibliométricos e à análise de conteúdo. Os resultados mostram a participação de 19 pesquisadores brasileiros no processo de desenvolvimento do campo, cujas contribuições teóricas apontam para duas principais abordagens de avaliação: uma que se fundamenta principalmente na mensuração dos resultados e outra que defende prioritariamente a participação nos processos avaliativos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980 o campo entre duas abordagens.pdf | 651,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons