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Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Fábio Pinto Gonçalves-
dc.creatorZorkot, Laila Zorkot-
dc.creatorSilva, Bruno Adriano Rodrigues da-
dc.creatorCarneiro, Kleber Tuxen-
dc.date.accessioned2020-04-14T15:17:09Z-
dc.date.available2020-04-14T15:17:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationREIS, F. P. G. et al. Corpo, gênero e sexualidade nas narrativas cotidianas de professoras da Educação Infantil: conjecturas sobre currículo, saberes e formação. Arquivos em Movimento, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 6-24, Jan./July 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/21965pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40021-
dc.description.abstractThe present article sought to reflect on the presence and forms of approaches of the themes: "body, gender and sexuality" in the Early Childhood Education of the public network of a city located in the center-west of Minas Gerais/BR, in order to map pedagogical practices and knowledge about these issues. For this purpose, a semi-structured questionnaire was used as a methodological resource that made it possible to conduct interviews with five teachers, three generalists and two specialists working in this stage of basic education. The study evidenced the emergent need for discussions about the subject in the continuing formation of the interviewed teachers, since in gerund lines they start from a normative and naturalized idea of gender relations and expressions of sexualities, as it also revealed the absence, or even the theoretical superficiality in the initial formation of the deponents, in relation to the themes, which affects in some way their pedagogical interventions, it is enough to observe that in some circumstances they resort to the intuition to base their actions, thus reducing the possibilities of experiences to childhood education.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceArquivos em Movimentopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.titleCorpo, gênero e sexualidade nas narrativas cotidianas de professoras da Educação Infantil: conjecturas sobre currículo, saberes e formaçãopt_BR
dc.title.alternativeBody, gender and sexuality in daily narratives of teachers of Child Education: conjectures about curriculum, knowledge and trainingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo procurou refletir quanto a presença e as formas de abordagens das temáticas: “corpo, gênero e sexualidade” na Educação Infantil da rede pública de um município localizado ao centro-oeste de Minas Gerais, a fim de mapear as práticas pedagógicas e os saberes docentes relativos a essas questões. Para tanto, utilizou-se enquanto recurso metodológico um questionário semiestruturado que viabilizou a realização de entrevistas com cinco professoras, sendo três generalistas e duas especialistas atuantes nessa etapa da educação básica. O estudo evidenciou a emergente necessidade de discussões sobre o tema na formação continuada das professoras entrevistadas, visto que em linhas gerais partem de uma ideia normativa e naturalizada das relações de gênero e das expressões das sexualidades. Revelou também, a ausência, ou mesmo a superficialidade teórica na formação inicial das depoentes, em relação aos temas, o que afeta de alguma maneira suas intervenções pedagógicas, basta ver que em algumas circunstâncias recorrem à intuição para fundamentar suas ações, incidindo assim no cerceamento das experiências na educação das infâncias.pt_BR
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