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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMontija, Fernanda Cristina S.-
dc.creatorReis, Mariana Agostini dos-
dc.creatorZeni, William-
dc.creatorSilva, Rafael Scucuglia R. da-
dc.creatorGirotto Junior, Gildo-
dc.date.accessioned2020-04-20T18:02:56Z-
dc.date.available2020-04-20T18:02:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMONTIJA, F. C. S. et al. Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso. Revista Debates em Ensino de Química, [S.l.], v. 5, n. 1, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40198-
dc.description.abstractThis work presents the results of a story of experience in respect of the development of a proposal for the study of science in forensic chemistry, involving or teaching by research, experimentation and use of audiovisual resources. This proposal was developed by students participating in the Institutional Program of Teaching Initiation (PIBID) with students from the middle school. The perceptions of the secondary students about the development of the activity were recognized in order to understand its positive and negative aspects. In general, the activity has brought important contributions to the contextualization in the teaching of chemistry focusing on the difficulties related to the approach of concepts for the resolution of problem situations and reflection on the professional development in the initial formation of future teachers.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Debates em Ensino de Químicapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectResearch teachingpt_BR
dc.subjectAudio-visual resourcespt_BR
dc.titleAbordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de casopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se enquadra dentro do cenário de um relato de experiência a respeito do desenvolvimento de uma oficina de ensino sobre química forense, envolvendo o ensino por investigação, a experimentação e o uso de recursos audiovisuais. A proposta foi desenvolvida por estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e com estudantes do ensino médio. Foram reconhecidas as percepções dos estudantes secundaristas sobre o desenvolvimento da atividade de modo a compreender seus aspectos positivos e negativos. De modo geral, a atividade trouxe importantes contribuições para a contextualização no ensino de química com foco nas dificuldades relacionadas à abordagem de conceitos para a resolução de situaçõesproblema e reflexão sobre o desenvolvimento profissional na formação inicial dos licenciandos.pt_BR
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