Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40438
Título: Um olhar sobre a Proteção Social Básica: os desafios para consolidação do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município de Lavras/MG.
Autor : Alvarez, Elisa Kandratavicius
Primeiro orientador: Souza, Gustavo Costa de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Denis Renato de
Palavras-chave: Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
Serviço de Convivência
Programa de Atenção Integral à Família
Data da publicação: 29-Abr-2020
Referência: ALVAREZ, Elisa Kandratavicius. Um olhar sobre a Proteção Social Básica: os desafios para consolidação do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município de Lavras/MG. 2018. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
Resumo: A presente pesquisa possui caráter qualitativo e exploratório e buscou compreender quais são os principais desafios para a implementação e consolidação da proteção social básica no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município de Lavras-MG. Para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas realizadas para o Diagnóstico do Sistema Único de Assistência Social, que está sendo desenvolvido pela Alfa Pública Jr. no munícipio e que deu contribuições a esta pesquisa e de um grupo focal, ambos com os coordenadores dos equipamentos do CRAS. A partir da coleta dos dados foi possível perceber que atualmente os equipamentos demandam capacitações profissionais, realização de concurso público para evitar a rotatividade das equipes de referência que influenciam na prestação dos serviços, além de veículos próprios, pois atualmente estes são compartilhados entre os seis equipamentos. Desenvolver um diagnóstico de vulnerabilidade social será fundamental para compreender quais são as competências necessárias para que os profissionais possam exercer suas atividades e cumprir as diretrizes do SUAS. Nota-se uma dificuldade dos profissionais envolvidos em compreender as diferenças entre o PAIF e o SCFV, além de dificuldades relacionadas a aplicação da tipificação nacional dos serviços socioassistenciais.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40438
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.