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dc.creatorSilva, Rafael Carlos Lima da-
dc.date.accessioned2020-05-06T12:19:50Z-
dc.date.available2020-05-06T12:19:50Z-
dc.date.issued2020-05-06-
dc.date.submitted2019-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, R. C. L. da. Abaixa o volume da sua TV e aprenda Libras. 2020. 75 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40616-
dc.description.abstractWith a qualitative approach and using the autobiographical narrative, this work has the central objective of analyzing and reflecting my personal process of acquisition of Brazilian Sign Language (Libras). Considering the specificity of Libras and relevance to this study, the status of belonging to Libras is also addressed, since discourses continue to be found stating that its “owners” are only non-listeners (QUADROS, 2019). In order to analyze this process, I use pieces of my life story that have been produced between March and July 2018, as an assignment to a subject in which I was enrolled in the Master’s course in Education at Universidade Federal de Lavras. Thus, it was possible to show that, according to the ecological interaction proposal defined by Paiva (2010), in which languages are considered human productions and are indirectly in cultural artifacts and in daily life, the school institution, formal education and, even the teacher, at a certain point, no longer has the central place – or else the only one, of the form and the educational source, above all, regarding the acquisition and learning of languages. Hence, bearing no aim to exhaust the subject, the result of this work points towards the need to understand that during Libras’ learning and acquisition process, learners are situated in contexts different from the school and the university and have different personal, professional and social wants and needs to learn Libras, which give way to the emergence of new subjectivities and relationships of belonging established with the language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectAquisição-aprendizagempt_BR
dc.subjectLibras - Autoinstruçãopt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Language (Libras)pt_BR
dc.subjectLearning/Acquistionpt_BR
dc.subjectLibras - Self-teachingpt_BR
dc.titleAbaixa o volume da sua TV e aprenda Libraspt_BR
dc.title.alternativeTurn down the tv and learn Libraspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Romero, Tania Regina de Souza-
dc.contributor.referee1Romero, Tania Regina de Souza-
dc.contributor.referee2Silva, Marina Morena dos Santos e-
dc.contributor.referee3Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee4Faria, Helen de Oliveira-
dc.contributor.referee5Batista, Maria Eugênia-
dc.description.resumoCom abordagem qualitativa e utilizando-se da narrativa autobiográfica, este trabalho tem por objetivo central analisar e refletir meu processo de aquisição e aprendizagem de Libras. Considerando a especificidade da Libras e pertinência para este estudo, aborda-se, ainda o status de pertencimento da Libras, uma vez que continuam a ser encontrados discursos afirmando que seus “donos” são apenas os não-ouvintes (QUADROS, 2019). Para realizar a análise da narrativa, são discutidos recortes da minha autobiografia, produzida entre os meses de março e julho de 2018, em uma disciplina no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Lavras. Sendo assim, foi possível evidenciar que, conforme a proposta de interação ecológica definida por Paiva (2010), em que as línguas são consideradas produções humanas e estão indiretamente nos artefatos culturais e na vida cotidiana, a instituição escolar, a educação formal e, até certo ponto o professor, já não possuem mais o lugar central – ou então único, da forma e da fonte educativa, sobretudo, quanto à aquisição e aprendizagem de língua(s). Desse modo, sem a pretensão de esgotar o assunto, o resultado deste trabalho aponta para a necessidade de se compreender que durante o aprendizado de Libras, os aprendizes estão situados em variados contextos que não somente o escolar/acadêmico e com diferentes objetivos, necessidades pessoais, profissionais e sociais de aprender a Libras, que fazem surgir subjetividades de pertencimento com a língua.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8514815407955808pt_BR
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