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dc.creatorPereira, Bruno Robert-
dc.date.accessioned2020-05-08T14:08:17Z-
dc.date.available2020-05-08T14:08:17Z-
dc.date.issued2020-05-08-
dc.date.submitted2019-06-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Bruno Robert. Governança e disfunções burocráticas: o caso do DETRAN-MG. 2019. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40729-
dc.description.abstractThis paper analyzed the impact of bureaucratic dysfunctions in the rendering of services and in the governance of DETRAN-MG, a body subordinated to the Civil Police of the State of Minas Gerais (PCMG). In this way, the objective was also to describe the administrative structure of DETRAN and to discuss its operation; identify the services provided and their purpose; to identify bureaucratic dysfunctions and their consequences for the organ and society. The research has a qualitative, descriptive and exploratory bias based on the interviews and questionnaires applied to the servers of the transit department of mines general in six cities in the south of Minas Gerais and at the headquarters in Belo Horizonte, supported by the secondary data provided through the electronic portal of state. Throughout the interviews, it was observed a high incidence of bureaucratic dysfunctions on the agency's performance and governance, especially in relation to hierarchical rigidity and the categorization of the decision-making process, implying a closed governance that hinders the formation of an efficient network of as the autonomy of the partners is not delegated, and the powers of each employee are excessively limited, and the internal structure resists attempts to change the status quo, since the control of superiors is exercised incorrectly and the power is used in a personal way. The main obstacle concerning the bureaucracy and governance of DETRAN is hierarchical rigidity, however, such a problem is not intrinsic to DETRAN as an institution, but to the hierarchy within the Civil Police that runs the body. The traffic department absorbs the mentioned characteristics because it does not have a careers structure or specific public tender and its servers are provided by PCMG and complemented by the ad hoc of the municipality and the MGS that are underutilized in their functions. Given the exposed reality, it is suggested the study about the feasibility and benefits of the transformation of the current organ into a local authority and a new analysis about the impact of bureaucracy on institution and governance.-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectDisfunções burocráticaspt_BR
dc.subjectDETRAN-MGpt_BR
dc.subjectGovernança Pública-
dc.subjectBureaucratic dysfunctions-
dc.subjectPublic Governance-
dc.titleGovernança e disfunções burocráticas: o caso do DETRAN-MG.pt_BR
dc.title.alternativeGovernance and bureaucratic dysfunctions: the case of DETRAN-MGpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Denis Renato de-
dc.contributor.referee1Campos, Renato Silvério-
dc.contributor.referee2Aveline, Carlos Eduardo Stefaniak-
dc.description.resumoO presente trabalho analisou o impacto das disfunções burocráticas na prestação de serviços e na governança do DETRAN-MG, órgão subordinado à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG). Desta forma, objetivou-se, especificamente, descrever a estrutura administrativa do DETRAN e discutir o seu funcionamento; identificar os serviços prestados e a sua finalidade; identificar as disfunções burocráticas e suas consequências para o órgão e sociedade. A pesquisa tem um viés qualitativo, descritivo e exploratório baseado nas entrevistas e nos questionários aplicados aos servidores do departamento de trânsito de minas gerais em seis cidades do sul de minas e na sede em Belo Horizonte, subsidiada pelos dados secundários fornecidos através do portal eletrônico do estado. Ao longo das entrevistas constatou-se alta incidência das disfunções burocráticas sobre a atuação e governança do órgão, sobretudo no que se relaciona à rigidez hierárquica e à categorização do processo decisório, implicando em uma governança fechada e que prejudica a formação de uma rede eficiente de prestação de serviços, visto que não se delega autonomia aos parceiros e se limita excessivamente as competências de cada colaborador, além de que a estrutura interna coíbe tentativas de mudar o “status quo”, pois o controle dos superiores é exercido de forma incorreta e o poder é utilizado de maneira pessoal, conforme afirmaram os entrevistados. O principal obstáculo se referindo a burocracia e governança do DETRAN é a rigidez hierárquica, entretanto, tal problema não é intrínseco ao DETRAN enquanto instituição, mas à hierarquia dentro da Polícia Civil que dirige o órgão. O departamento de trânsito absorve as características mencionadas porque não possui estrutura de carreiras ou concurso público específico e seus servidores são providos pela PCMG e complementados pelos “ad hoc” do município e da Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS) que são subutilizados em suas funções. Face a realidade exposta, sugere-se o estudo acerca da viabilidade e dos benefícios da transformação do atual órgão em uma autarquia e uma nova análise acerca do impacto da burocracia na instituição e na governança.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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