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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Luis Fernando-
dc.creatorAlves, Stênio Nunes-
dc.creatorLima, Eduardo Henrique de Matos-
dc.creatorGonçalves, Heitor Antônio-
dc.creatorChagas, Rafael Cesar Russo-
dc.creatorCarmo, Lucas Fernandes do-
dc.date.accessioned2020-05-12T15:09:18Z-
dc.date.available2020-05-12T15:09:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOARES, L. F. et al. Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windows. Conexão Ciência, Formiga, v. 14, n. 4, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40824-
dc.description.abstractIntrodução: Os games podem ser vistos como base de engajamento de alunos e professores na escola, criando um ambiente imersivo de aprendizagem. Os conteúdos e tópicos podem ser tratados de forma lúdica, com grandes possibilidades para um melhor desempenho de estudantes no atual contexto cibercultural. Objetivo: Desenvolvimento de um jogo em ambiente virtual para o ensino de ciências da natureza com sistema de captura de mivimento Kinect for Windows. Metodologia: Realizou-se atividades de palestras sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para professores e cursos sobre jogos educacionais para alunos e professores. Foi desenvolvido um jogo no formato de Quiz com o sistema de captura de movimento Kinect como ferramenta pedagógica em aulas de Química e Biologia. No jogo, foram adicionadas 50 questões de Química e 10 de Biologia. O software foi apresentado na escola de Ensino Médio, onde o jogo e seus conteúdos foram avaliados pelos estudantes e professores por meio de um questionário. Resultados: Segundo a avaliação dos alunos o jogo foi considerando como ótimo para o layout (70%), imagens (80%) e interação (70%) e os professores perceberam um aumento no número de acertos das questões em uma avaliação dos alunos participantes do projeto referentes ao jogo. Conclusão: Os resultados apontam para uma eficácia do jogo considerando uma das possibilidades de utilização das TDIC na educação.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Formiga - MGpt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceConexão Ciênciapt_BR
dc.subjectQuizpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectKinectpt_BR
dc.titleQuizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windowspt_BR
dc.title.alternativeQuizmica: Chemistry and biology educational game involving the motion capture system - Kinect for Windowspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
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