Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Doutorado (Teses) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/409

Title: Filosofia do marketing
???metadata.dc.creator???: Boava, Diego Luiz Teixeira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sette, Ricardo de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ichikawa, Elisa Yoshie
Carvalho, Carlos Alberto de
Gonçalves, Wilson Magela
Rezende, Daniel Carvalho de
???metadata.dc.description.concentration???: Gestão Estratégica e Inovação
Keywords: Filosofia
Epistemologia
Axiologia
Ontologia
Philosophy
Marketing
Epistemology
Axiology
Ontology
???metadata.dc.date.submitted???: 2012
Issue Date: 2013
???metadata.dc.description.sponsorship???: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG
Citation: BOAVA, D. L. T. Filosofia do marketing. 2012. 354 p. Tese (Doutorado em Gestão Estratégica e Inovação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta tese discute-se a proposição de uma filosofia do marketing, a partir das dimensões epistemológica, axiológica e ontológica. Diversos componentes desta filosofia são discutidos, tais como: modelos de homem e teoria do marketing; tridimensionalidade fenomenal; campo unificado; conceitos fundamentais de marketing; a ética do marketing; a fenomenologia como outra possibilidade teórico-metodológica etc. Neste sentido, demonstra-se que a forma tradicional de se estudar o fenômeno centra-se nos efeitos do marketing, não em suas causas. Neste estudo inverte-se o polo de análise: parte-se das causas para desvelar os efeitos. Trata-se da união da filosofia com a ciência, do ôntico com o ontológico. Outro aspecto investigado relaciona-se com a ideologia do campo, que se mostra conformadora do modo de ver a atividade. Deste modo, analisa-se ainda o homem que faz marketing, pois apesar de estudado, suas ações não são compreendidas, mas sim explicadas. Verifica-se também que a essência do marketing é a manipulação, sendo a ilusão um componente fundamental. Assim, desvela-se que o marketing possui dois modos de aparição: o modo de ver e o modo de ser, sendo uma provocação, sustentada por uma argumentação visando uma consumação.
In this thesis discusses the proposal of a marketing philosophy from the epistemological, axiological and ontological dimensions. Several components of this philosophy are discussed, such as: models of man and marketing theory; phenomenal tridimensionality; unified field; the marketing fundamental concepts; marketing ethics; phenomenology as another theoretical and methodological possibility; etc. In this sense, it is discussed that the traditional way of studying the phenomenon focuses on the marketing effects, not its causes. In this study the pole of analysis is reversed: it starts from the causes to unravel the effects. It is the union of philosophy and science, the ontic with the ontological. Another aspect investigated is related to the ideology of the field, it shows as a kind of defining center for the way the activity can be understood. Thus, it is analyze also the man who does marketing because although studied, his/her actions are not understood, but explained. It also appears that the marketing essence is manipulation, and the illusion is a fundamental component. So, reveals that the marketing has two modes of appearance: the way of seeing and ways of being – a kind of provocation supported by an argument aiming some consummation.
Description: Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica e Inovação, para obtenção do título de Doutor.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/409
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Administração - Doutorado (Teses)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE Filosofia do Marketing.pdf6.07 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback