Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Matemática - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097

Title: Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento
???metadata.dc.creator???: Jesus, Amanda Botega Masson de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cristo, Osnel Broche
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cunha, Carlos Alberto Raposo da
Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré
???metadata.dc.description.concentration???: Matemática
Keywords: Fração
Ensino
Regras
Atividades
Fraction
Education
Rules
Activities
???metadata.dc.date.submitted???: 20-Sep-2013
Issue Date: 2014
???metadata.dc.description.sponsorship???: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Citation: JESUS, A. B. M. de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de frações, pautada na experimentação do aluno, que seja significativa e coerente com a etapa do desenvolvimento cognitivo dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para evitar que regras e fórmulas sejam decoradas sem a devida compreensão, são apresentadas atividades em que o aluno participa diretamente do processo de construção das técnicas operacionais envolvidas na equivalência e nas operações de adição e subtração de frações. Visto que essas construções só seriam possíveis diante de uma base bem consolidada, são apresentadas, também, atividades de identificação de frações. Aulas, assim conduzidas, podem auxiliar na efetiva aprendizagem de frações.
This notes paper presents a proposal for teaching fractions, based on the student's trial, which is significant and consistent with the stage of cognitive development of students in the 6th grade of elementary school. To avoid rules and formulas are decorated without proper understanding, are presented activities in which the student participates directly in the process of building techniques involved in operational equivalence and the operations of addition and subtraction of fractions. Since those buildings would only be possible on the basis of as well established, are also presented identification activities fractions. Lessons well conducted, can assist in effective learning of fractions.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DEX - Matemática - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback