Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40976
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Suart, R. de Cassia | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T03:08:04Z | - |
dc.date.available | 2020-05-18T03:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SUART, R. de C. Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 381-388, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40976 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas | pt_BR |
dc.title | Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | As atividades experimentais investigativas podem contribuir para a manifestação e desenvolvimento de habilidades, como por exemplo, a escrita. Entretanto, muitas vezes, os alunos não têm a oportunidade de escrever um relatório ou responder questões por escrito que os permitam sintetizar e aperfeiçoar suas idéias, se desenvolvendo conceitualmente e cognitivamente. Partindo desses pressupostos, este trabalho investigou o nível cognitivo das respostas escritas elaboradas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Foram desenvolvidas categorias de análise para classificar as manifestações escritas em diferentes níveis cognitivos. Os resultados mostram que a escrita exige elevada demanda cognitiva e que as discussões pós-laboratório e em grupo auxiliam os alunos na elaboração de respostas de alta ordem cognitiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DQI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas.pdf | 329,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons