Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSuart, R. de Cassia-
dc.date.accessioned2020-05-18T03:08:04Z-
dc.date.available2020-05-18T03:08:04Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSUART, R. de C. Uma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 381-388, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40976-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversitat Autònoma de Barcelona (UAB)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceEnseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticaspt_BR
dc.titleUma análise das habilidades cognitivas manifestadas na escrita por alunos do ensino médio de química em atividades experimentais investigativaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs atividades experimentais investigativas podem contribuir para a manifestação e desenvolvimento de habilidades, como por exemplo, a escrita. Entretanto, muitas vezes, os alunos não têm a oportunidade de escrever um relatório ou responder questões por escrito que os permitam sintetizar e aperfeiçoar suas idéias, se desenvolvendo conceitualmente e cognitivamente. Partindo desses pressupostos, este trabalho investigou o nível cognitivo das respostas escritas elaboradas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Foram desenvolvidas categorias de análise para classificar as manifestações escritas em diferentes níveis cognitivos. Os resultados mostram que a escrita exige elevada demanda cognitiva e que as discussões pós-laboratório e em grupo auxiliam os alunos na elaboração de respostas de alta ordem cognitiva.pt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons