Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcondes Ribeiro, M.-
dc.creatorSouza Aparecida Dias de Freitas, K.-
dc.creatorSuart, R.-
dc.date.accessioned2020-05-18T03:14:37Z-
dc.date.available2020-05-18T03:14:37Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMARCONDES RIBEIRO, M.; SOUZA, F.; SUART, R. Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 442-446, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversitat Autònoma de Barcelona (UAB)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceEnseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticaspt_BR
dc.titleAtividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, investigou-se o nível das habilidades cognitivas e da interatividade desenvolvida nos diálogos entre professor e alunos durante aulas de duas professoras de química do ensino médio que utilizam atividades experimentais na construção de conhecimentos. Os discursos orais foram analisados a partir de categorias desenvolvidas para discriminar o nível cognitivo das questões propostas e das respostas elaboradas; a interatividade foi avaliada considerando-se a relação entre as falas dos alunos e o total de questões e respostas produzidas. As aulas das duas professoras mostraram alto nível de interatividade, o que pode estar relacionado ao caráter investigativo das atividades. Nas duas situações investigadas, os níveis cognitivos manifestados nas falas dos alunos se relacionaram com os níveis cognitivos das questões propostas pelas professoras.pt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons