Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Gisele Letícia dos Santos-
dc.creatorSouza, Josefina Aparecida de-
dc.creatorSuart, Rita de Cássia-
dc.date.accessioned2020-05-18T03:28:42Z-
dc.date.available2020-05-18T03:28:42Z-
dc.identifier.citationBARBOSA. G. L. S.; SOUZA, J. A. de; SUART, R. de C. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente. Scientia Plena, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 1-11, 2015. DOI: 10.14808/sci.plena.2015.097201.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981-
dc.description.abstractPIBID is a program that aim pre service chemistry teaching. Their actions have been consolidated since it was implemented in 2008 and is reality in various institutions of higher education in Brazil. In view of the importance of this program nationwide, is analyzed in this paper the pre service chemistry motivation of a University in Minas Gerais to admission this program as well as their expectations with respect to the contribution that for teacher training. Semi-structured interviews were conducted with twelve participants during the second semester of 2013. The results show that although some undergraduates have started the course without understanding the true role of teaching, participation in PIBID appears to be contributing to a immersion of future teachers in professional practice as well, increasing their interest in follow the teaching career.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceScientia Plenapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInitial academic studiespt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)pt_BR
dc.titleO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docentept_BR
dc.title.alternativeThe Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): reflections for teacher trainingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO PIBID é um programa que visa a formação inicial de professores. Suas ações vêm se consolidando desde que foi implantado, em 2008, e é realidade em várias instituições de ensino superior no Brasil. Tendo em vista a relevância desse programa em âmbito nacional, analisa-se nesse trabalho a motivação dos estudantes da Licenciatura em Química de uma Universidade do sul de Minas Gerais ao ingressarem nesse programa, bem como, as expectativas dos professores em formação inicial com relação à contribuição desse programa para a formação docente. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze participantes do PIBID/Química durante o segundo período letivo do ano de 2013. Os resultados mostram que, embora alguns licenciandos tenham iniciado o curso sem compreenderem o verdadeiro papel da docência, a participação no PIBID parece estar contribuindo para uma imersão dos futuros professores na prática profissional, bem como, aumentando o interesse deles em seguirem a carreira docente.pt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.pdf307,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons