Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSuart, Rita de Cassia-
dc.creatorAfonso, Stefane Alves-
dc.date.accessioned2020-05-18T03:32:06Z-
dc.date.available2020-05-18T03:32:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSUART, R. de C.; AFONSO, S. A. Formação inicial de professores de química: discutindo finalidades e possibilidades sobre o papel da experimentação no ensino de química. Experiências em Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 131-149, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID281/v10_n2_a2015.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40982-
dc.description.abstractResearch has shown the ineffectiveness of secondary education in Brazil, as well as the conceptual and pedagogical unpreparedness of some teachers, highlighting the need for investment in pre service teaching courses. Assuming that pre service teachers have common sense conceptions about content and teaching and learning strategies, this paper shows the analysis of a sequence of activities with pre-service chemistry teachers about the role of laboratory work in science education in a Brazilian University. After the reflections and discussions in class, the students considered the investigative laboratory work the most effective approach to be used in the classroom, and developed activities that, although not present all the characteristics of the investigative approach, develop concepts and foment discussions.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Física (IF)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Experiências no Ensino de Ciências (EENCI)pt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectPré-concepçõespt_BR
dc.subjectPre-service teaching coursespt_BR
dc.subjectLaboratory workpt_BR
dc.subjectPreconceptionspt_BR
dc.titleFormação inicial de professores de química: discutindo finalidades e possibilidades sobre o papel da experimentação no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativePre service chemistry teachers: discussing purpose and possibilities about the role of laboratory work in science educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoPesquisas têm mostrado a ineficácia do ensino básico no Brasil, bem como o despreparo conceitual e pedagógico de alguns professores, evidenciando a necessidade de investimentos nos cursos de formação inicial. Partindo do pressuposto que os licenciandos trazem concepções de senso comum sobre conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem, o presente trabalho mostra os resultados da análise de uma sequencia de atividades realizadas com licenciandos de Química de uma Universidade Mineira sobre o papel da experimentação no ensino. A análise mostra que os alunos, após reflexões e discussões em sala, consideraram a experimentação investigativa a abordagem mais efetiva para ser utilizada em sala e, elaboraram atividades que, embora não apresentassem todas as características da abordagem investigativa, poderiam desenvolver conceitos e promover discussões.pt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.