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dc.creatorSantos, Daniely Maria dos-
dc.date.accessioned2020-05-20T13:57:59Z-
dc.date.available2020-05-20T13:57:59Z-
dc.date.issued2020-05-20-
dc.date.submitted2020-02-17-
dc.identifier.citationSANTOS, D. M. dos. Mídias sociais e a troca de experiências sobre o papel social que envolve o trabalho docente. 2020. 81 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41087-
dc.description.abstractThe tasks performed by a teacher go beyond the limits of the classroom and, consequently, of the school itself, since the teaching actions are reflected in the students' social experience, in the face of the most diverse situations offered and demanded by society. Therefore, this research consists of a study about the exchange of experiences on the social role that involves teaching work, and the checks are carried out through the analysis of posts present in the context of social media on the internet. For that, Facebook was used as the base media for the explorations developed and the WeAreTeachers page as the locus of investigation. The general objective of this study was to analyze the perception of the users of this page about their social roles in the teaching process. This perception is related to the educators' awareness of their roles in relation to their work and their perceptions about their professional and, consequently, social actions. Under this bias, referential studies by authors such as Almeida Filho (2010), Celani (2008), Cerutti-Rizzatti; Rodrigues (2011), Gatti (2013), Jordão (2016), Miccoli (2013), Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003), among others. Some legislative provisions were also adopted as references, such as the 1988 Federal Constitution, the provisions arising from the National Education Guidelines and Bases, as well as the PCN. The study was part of the field of research with a qualitative approach, of an exploratory and interpretative nature, having as a method for data collection the characteristics of a documentary research and as a technique of data analysis the elaboration of categories. That said, given the studies and analyzes carried out through the selected posts, it was noticed that the social role of the teacher is seen in the posts found on WeAreTeachers, which demonstrated the commitment of the page and users involved with education and teaching of quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores - Papel socialpt_BR
dc.subjectMídias sociais da internetpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectTeachers trainingpt_BR
dc.subjectTeachers - Social rolept_BR
dc.subjectInternet social mediapt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.titleMídias sociais e a troca de experiências sobre o papel social que envolve o trabalho docentept_BR
dc.title.alternativeSocial media and exchange experiences about the social role that involves the teacher workpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Patricia Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Almeida, Patricia Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee3Brandão, Ana Carolina de Laurentiis-
dc.description.resumoAs tarefas despendidas por um professor ultrapassam os limites da sala de aula e, consequentemente, da própria escola, uma vez que as ações docentes se refletem na vivência social dos estudantes, frente às mais diversas situações ofertadas e demandadas pela sociedade. Diante disso, esta pesquisa consiste em um estudo a respeito da troca de experiências sobre o papel social que envolve o trabalho docente, sendo as verificações realizadas por meio da análise de postagens presentes no contexto das mídias sociais da internet. Para tanto, o Facebook foi utilizado como a mídia base para as explorações desenvolvidas e a página WeAreTeachers como o lócus de investigação. O objetivo geral deste estudo pautou-se em analisar a percepção dos usuários dessa página acerca de seus papéis sociais no processo de ensino. Essa percepção relaciona-se à consciência dos educadores frente aos seus papéis diante de seus trabalhos e de suas percepções acerca de suas atuações profissionais e, consequentemente, sociais. Sob esse viés, foram abordados estudos referenciais de autores como Almeida Filho (2010), Celani (2008), Cerutti-Rizzatti; Rodrigues (2011), Gatti (2013), Jordão (2016), Miccoli (2013), Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003), dentre outros. Foram adotadas, também como referências, alguns dispositivos legislativos, como a Constituição Federal de 1988, as disposições oriundas das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como os PCN. O estudo inseriu-se dentro do campo das pesquisas de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e interpretativa, tendo como método para a coleta de dados as características de uma pesquisa documental e como técnica de análise de dados a elaboração de categorias. Isto posto, diante dos estudos e das análises realizadas por meio das postagens selecionadas, percebeu-se que o papel social do professor é vislumbrado nas postagens encontradas na WeAreTeachers, o que demonstrou o compromisso da página e dos usuários envolvidos com a educação e o ensino de qualidade.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2829907483047656pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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