Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41106
Título: Um estudo sobre os impactos do fluxo migratório estudantil no município de Lavras- MG
Autor : Mendes, João Paulo Dias
Primeiro orientador: Oliveira, Denis Renato de
Primeiro membro da banca: Tonelli, Dany Flavio
Palavras-chave: Migrações
Migração estudantil
Gestão pública municipal
Lavras-MG
Estudantes
Data da publicação: 20-Mai-2020
Referência: MENDES, João Paulo Dias. Um estudo sobre os impactos do fluxo migratório estudantil no município de Lavras- MG. 2019. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, realizar um estudo sobre os impactos do fluxo migratório estudantil no município de Lavras. Para atingir tal objetivo, primeiramente, investigou-se a respeito das migrações e dos movimentos migratórios estudantis com intuito de descobrir informações acerca do tema. Por conseguinte, optou-se por realizar uma entrevista com os estudantes do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras e com os gestores municipais, a fim de observar de que maneira o fluxo migratório estudantil impacta na gestão pública municipal. Observado em campo as relações entre os agentes, foi realizado uma análise das entrevistas, e, notou-se que existem diversos fatores positivos e negativos da chegada dos estudantes no município de Lavras-MG. O aspecto positivo mais destacado é o impacto econômico que o estudante causa no município, pois ele é um dos principais atores que movimenta a economia local através do consumo. O aspecto negativo mais destacado é o aumento do gasto público para atender essa população que chega. Não obstante ainda se observa que existe uma mútua dependência entre o município e os estudantes migrantes.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41106
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Um estudo sobre os impactos do fluxo migratório estudantil no município de Lavras- MG.pdf924,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.