Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41156
Título: Análise comparativa dos processos colaborativos nos conselhos municipais de saúde de São Lourenço e Lavras, Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis of the collaborative processes in the municipal health councils of São Lourenço and Lavras – MG
Autor : Felletti Júnior, Paulo
Primeiro orientador: Oliveira, Denis Renato de
Primeiro membro da banca: Souza, Gustavo Costa de
Segundo membro da banca: Valadão, José de Arimateia Dias
Palavras-chave: Controle Social
Relações Colaborativas
Publicidade
Representatividade
Participação
Conselhos Gestores
Data da publicação: 22-Mai-2020
Referência: FELLETTI JÚNIOR, Paulo. Análise comparativa dos processos colaborativos nos conselhos municipais de saúde de São Lourenço e Lavras, Minas Gerais. 2019. 59p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Uma das grandes inovações para o exercício do controle social foi a instituição dos Conselhos Gestores como um espaço amplo de participação e construção de políticas públicas setoriais. Embora o caráter colegiado desses órgãos gere dúvidas a respeito de sua efetividade prática, devido, principalmente a cultura de baixa participação social, se torna fundamental compreender os aspectos que facilitam e inibem a aproximação dos cidadãos. Neste sentido o presente trabalho propôs-se a analisar como se manifestam as relações colaborativas no Conselho Municipal de Saúde de São Lourenço, levando em consideração o modelo proposto por Ferolla (2013) e ainda, comparar seus resultados, em termos de discrepâncias e ou similaridades, com os resultados do estudo de Bonagamba (2017) sobre as relações colaborativas presentes no Conselho Municipal de Saúde de Lavras, também em Minas Gerais. O estudo se caracteriza como qualitativo e possui natureza descritiva e foi realizado por meio da análise de documentos e da realização de entrevista semi-estruturada com os componentes do conselho. Como resultado foi possível perceber, além do baixo nível de participação ou envolvimento social, que a atual composição de um dos Conselhos encontra-se em situação de desequilíbrio quanto as categorias de representação. Dada a relevância dos processos de colaboração e do papel central que esses órgãos assumem enquanto balizadores do processo de tomada de decisões, se faz necessário buscar o aprimoramento desses instrumentos a fim de alcançar um maior nível de participação popular, assim como, se faz fundamental ampliar os estudos em torno da temática, para municiar Gestores e Conselheiros de diagnósticos mais apurados.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41156
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.