Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPortela, Francyene Souza-
dc.creatorSilva, Paulo Ricardo da-
dc.date.accessioned2020-06-01T17:39:21Z-
dc.date.available2020-06-01T17:39:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPORTELA, F. S.; SILVA, P. R. da. Estudo sobre a formação e concepções de professores de química sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 2, p. 104-117, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2548pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41313-
dc.description.abstractAmong the various subjects that compose the school community (Students, Teachers and Managers), the visions about Information and Communication Technologies (ICTs) are presented in different ways and to understand them can help to implement these tools in a meaningful way the development of new pedagogical practices. In this way, this work has as objective to investigate the teachers’ relations with the ICTs, in the perspective of the formation of these subjects, as well as of the use of the Technologies by the same ones. Interviews were carried out with 5 chemistry teachers who acted as supervisors of PIBID and the data were analyzed according to the Content Analysis. As a result, we verified that even though they did not have discussions about the use of ICTs during the initial training, they have critical views on this subject and the professional experience has a strong influence on the discourses produced. Keywords: Chemistry teaching. Teacher training. ICTs.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Acrept_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceScientia Naturalispt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação (TIC'S)pt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies (ICTs)pt_BR
dc.titleEstudo sobre a formação e concepções de professores de química sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensinopt_BR
dc.title.alternativeStudy on the training and conceptions of chemistry teachers about the use of information and communication technologies in teachingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoDentre os diversos sujeitos que compõem a comunidade escolar (Estudantes, Professores e Gestores), as visões acerca da temática Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apresentam-se em diferentes formas e compreendê-las pode auxiliar a implementação destas ferramentas de maneira significativa para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo investigar as relações de professores com as TIC’s, na perspectiva da formação destes sujeitos, bem como da utilização das Tecnologias pelos mesmos. Foram realizadas entrevistas com 5 professoras de Química que atuavam como supervisoras do PIBID e os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Como resultado verificamos que mesmo não tendo vivenciado discussões sobre o uso de TIC’s ao longo da formação inicial, as mesmas possuem visões críticas a respeito deste tema e a experiência profissional possui forte influência nos discursos produzidos.pt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.