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dc.creatorIvanicska, Rebeca Freitas-
dc.date.accessioned2020-06-05T10:56:38Z-
dc.date.available2020-06-05T10:56:38Z-
dc.date.issued2020-06-03-
dc.date.submitted2020-02-28-
dc.identifier.citationIVANICSKA, R. F. Cinema na escola: (de) formação no ensino: implicações e possibilidades do diálogo cinematográfico. 2020. 83 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41362-
dc.description.abstractThis research investigates the possibilities and implications of how working with cinema in the classroom has been in a technological era. The objective is to contribute to clarifying the importance of the cinema not being worked at school as it is watched outside it. The investigation includes a bibliographic review of cinema at school, as well as cinema outside of it, specifically in the city of Tiradentes, where the Tiradentes / MG Film Festival takes place, a festival of great relevance in Brazil. The study of the criticism of C. Türcke on the impacts of audiovisual images on human attention and the reflective and critical analysis of the experience with cinema by the author of this work, who is also a teacher in a municipal public school. Thus, after the systematization of studies carried out on the theme in Brazil and the written reconstitution of the experiences as a teacher, student and frequenter of the author's own cinema, we intend to discuss them in the light of the criticism elaborated by Türcke on the impacts of the shocks of images pointing to the implications and possibilities of working with cinema today. There is no comfort zone or accommodation when studying cinema, its expression implies possibilities, being an endless search for provocations, questions and undeniable revolutions in our socio-cultural history, both for the way we see the world and for the cultural industry. This resource is a medium present in our current Brazilian scenario, therefore, the school cannot and should not trivialize this didactic-pedagogical instrument.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCritical theorypt_BR
dc.titleCinema na escola: (de) formação no ensino: implicações e possibilidades do diálogo cinematográficopt_BR
dc.title.alternativeSchool cinema: (de) formation in teaching: implications and possibilities of the cinematographic dialoguept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Luciana Azevedo-
dc.contributor.referee1Farias, Márcio Noberto-
dc.contributor.referee2Loureiro, Robson-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga as possibilidades e implicações de como tem sido o trabalho com cinema na sala de aula em uma era tecnológica. O objetivo é contribuir para o esclarecimento sobre a importância de o cinema não ser trabalhado na escola tal como é assistido fora dela. A investigação compreende uma revisão bibliográfica sobre o cinema na escola, bem como sobre o cinema fora dela, especificamente na cidade de Tiradentes, local onde ocorre a Mostra de Cinema de Tiradentes/MG, festival de grande relevância no Brasil. O estudo da crítica de C. Türcke sobre os impactos das imagens audiovisuais sobre a atenção humana e a análise reflexiva e crítica da experiência com o cinema da autora deste trabalho que também é professora em uma escola pública municipal. Assim, após a sistematização de estudos realizados sobre o tema no Brasil e a reconstituição escrita das experiências como docente, discente e frequentadora do cinema da própria autora, pretende-se discuti-las à luz da crítica elaborada por Türcke sobre os impactos dos choques das imagens apontando para as implicações e possibilidades do trabalho com o cinema hoje. Não existe zona de conforto e nem acomodações quando se estuda cinema, sua expressão implica em possibilidades, sendo uma busca infinita de provocações, questionamentos e inegáveis revoluções na nossa história sóciocultural, tanto para a forma como enxergamos o mundo como para a indústria cultural. Esse recurso é uma mídia presente no nosso atual cenário brasileiro, por isso, a escola não pode e nem deve banalizar esse instrumento didático-pedagógico.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0499371715345312pt_BR
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