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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMayr, Gabriela Gaia Oliveira-
dc.creatorBorges, Luís Antônio Coimbra-
dc.creatorBarros, Vanessa Cabral Costa de-
dc.creatorCoelho Júnior, Luiz Moreira-
dc.creatorCastro, Cleber Carvalho de-
dc.creatorMariano, Ravi Fernandes-
dc.date.accessioned2020-08-11T18:12:04Z-
dc.date.available2020-08-11T18:12:04Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationMAYR, G. G. O. et al. A certificação florestal traz benefícios para as empresas Brasileiras? Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 39291-39303, jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34117/bjdv6n6-464pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42337-
dc.description.abstractThis work characterized the market type, size and companies segment that hold the Forest Stewardship Council (FSC) 100% seal in Brazil and evaluated the managers perception of these companies on the benefits of forest certification. This study is justified by the voluntary character of the program, which proposes to ensure that a forest is managed in a sustainable way, contemplating economic and socioenvironmental aspects. Interviews were carried out with forest managers from all companies available on the FSC platform, with FSC 100% certified, for three weeks to evaluate their program perception. The results were tabulated, grouped according to market type, size and performance segment, and then submitted to the Kruskal-Wallis test. Of the 110 companies available on the FSC platform, 92 (84%) expressed a response. Evidence was found that the FSC program brings benefits to the private sector, such as access to international markets, improvement in employee training, positive impact on company image, among others. However, the payment of premium prices has not yet been received, most of the local communities are indifferent to producers with certificates and most Brazilian consumers do not recognize the FSC seal. It is concluded that there are benefits for certified companies, but that the intended scope in your institution is not fully achieved. Further studies are needed to study the alternative ways that allow the program to reach its full potential, such as increased environmental education and FSC brand advertising.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceBrazilian Journal of Developmentpt_BR
dc.subjectManejo Florestalpt_BR
dc.subjectForest stewardship councilpt_BR
dc.subjectCertificação florestalpt_BR
dc.subjectForest Managementpt_BR
dc.subjectForest certificationpt_BR
dc.titleA certificação florestal traz benefícios para as empresas Brasileiras?pt_BR
dc.title.alternativeDoes forest certification benefit Brazilian companies?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho caracterizou o tipo de mercado, tamanho e segmento de atuação das empresas detentoras do selo Forest Stewardship Council (FSC) 100% no Brasil e avaliou a percepção dos gestores dessas empresas sobre os benefícios advindos da certificação florestal. Tal estudo se justifica pelo caráter voluntário do programa que propõe a garantia de que uma floresta é manejada de forma a contemplar os aspectos econômicos e socioambientais. Foram realizadas entrevistas com os gestores de povoamentos florestais com certificados de manejo florestal de todas as empresas disponíveis na plataforma do FSC, com FSC 100% certificada, durante três semanas, para avaliar a percepção dos mesmos sobre o programa. Os resultados foram tabulados, agrupados de acordo com o tipo de mercado, tamanho e segmento de atuação, para em seguida serem submetidos ao teste de Kruskal-Wallis. Das 110 empresas disponíveis na plataforma do FSC, 92 (84%) manifestaram resposta. Foram encontradas evidências de que o programa FSC traz benefícios para o setor privado, como acesso a mercados internacionais, melhoria no treinamento dos funcionários, impacto positivo na imagem da empresa, entre outros. Contudo, ainda não se recebe o pagamento de preços premium, a maioria das comunidades locais se mostra indiferente aos produtores com certificados, e grande parte dos consumidores brasileiros não reconhece o selo FSC. Conclui-se que existem benefícios para as empresas certificadas, mas que os alcances pretendidos na sua instituição não são totalmente atingidos. Novas pesquisas são necessárias para estudar os efeitos de alternativas que permitam ao programa atingir todo seu potencial positivo, sendo propostas como alternativas a maior educação ambiental e publicidade da marca FSC.pt_BR
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