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dc.creatorViegas, Patrícia Peixoto Carneiro-
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2020-08-27T17:00:37Z-
dc.date.available2020-08-27T17:00:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. do C. V. O estado da arte da produção acadêmica sobre o letramento digital na formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 125-145, jan./mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12217.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42686-
dc.description.abstractThis text is the result of a bibliographical research, analytical and descriptive, a methodological perspective of the State of knowledge or State of the art, about digital literacy teacher training. Conducted a survey of theses and dissertations of postgraduate courses in the strict sense of the institutions of higher education of the State of Minas Gerais, in the period of 2000 to June 2017, aiming to identify which trends academic productions present the investigation on digital literacy in teacher training. As theoretical framework, discusses the Cyberculture with Lévy (1999), from the perspective of literacy Soares (1996, 2002, 2014), Street (2014) and Rojo 92003, 2012), digital literacy with Snyder (1999). As a result has been that the research is still incipient in treating of the theme and even surface, in some cases blending the determinism and relativism. There is a diversity in theoretical constructs that, consequently, show heterogeneity when it comes to teacher training.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectAlfabetización digitalpt_BR
dc.subjectFormación de los docentespt_BR
dc.subjectEstado del conocimientopt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectTraining of teacherspt_BR
dc.subjectState of knowledgept_BR
dc.titleO estado da arte da produção acadêmica sobre o letramento digital na formação docentept_BR
dc.title.alternativeEl trabajo académico de vanguardia en la alfabetización digital en la formación docentept_BR
dc.title.alternativeThe state of the art academic work on digital literacy in teacher educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste texto resulta de uma pesquisa bibliográfica, analítica e descritiva, numa perspectiva metodológica do Estado do Conhecimento ou Estado da Arte, sobre letramento digital na formação de professores. Realizou um levantamento de teses e dissertações dos cursos de pós-graduação stricto sensu das Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, no período de 2000 a junho de 2017, com o objetivo de identificar quais as tendências que as produções acadêmicas apresentam nas investigações sobre letramento digital na formação de professores. Como referencial teórico, aborda a cibercultura com Lévy (1999), o letramento, na perspectiva de Soares (1996, 2002, 2014) e Street (2014), os multiletramentos com Rojo (2003, 2012), letramento digital com Snyder (1999). Como resultado tem-se que as pesquisas são ainda incipientes ao tratar do tema e até mesmo superficiais, em alguns casos misturando o determinismo e o relativismo tecnológico. Verifica-se a diversidade nos constructos teóricos utilizados, que, por consequência, comprovam a heterogeneidade quando se trata de formação de professores.pt_BR
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