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dc.creatorCalderón, Adolfo-Ignacio-
dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.date.accessioned2020-09-16T12:32:44Z-
dc.date.available2020-09-16T12:32:44Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 28-58, jan./mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i34.2281.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43100-
dc.description.abstractThe essay presents theoretical reflections on the uses and appropriations of large-scale evaluations based on the Brazilian scientific production on the subject in question. The theoretical and epistemological tensions present in these productions are evident, highlighting the dichotomies and Manichaeism resulting from this conflict; theoretical schemes designed to understand the confrontations that exist in the field of evaluation are pointed out, which, in essence, are of an epistemological nature; ; and advocates the need for more comprehensive approaches to understand the existence of external evaluations, the uses of their results and the emergence of good practices for school success in the context of a set of strategies aimed at guaranteeing the right to learning and building an effective school.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFundação Cesgranriopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceMeta: Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectEscola eficazpt_BR
dc.subjectEficácia escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectLarge scale evaluationpt_BR
dc.subjectEffective schoolpt_BR
dc.subjectSchool effectivenesspt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.titleAvaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicaspt_BR
dc.title.alternativeLarge-scale assesment in Basic Education: uses and theoretical-epistemological tensionspt_BR
dc.title.alternativeEvaluación a gran escala en la Educación Básica: usos y tensiones teórico-epistemológicaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo decorrentes desse conflito; aponta-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que no fundo são de natureza epistemológica; e defende-se a necessidade de abordagens mais abrangentes que permitam compreender a existência das avaliações externas, os usos de seus resultados e o surgimento de boas práticas para o sucesso escolar no contexto de um conjunto de estratégias voltadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção de uma escola eficaz.pt_BR
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