Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Thaís Teixeira | - |
dc.creator | Martins, Ronei Ximenes | - |
dc.creator | Vieira, Estela Aparecida Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-22T18:27:43Z | - |
dc.date.available | 2020-09-22T18:27:43Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, T. T.; MARTINS, R. X.; VIEIRA, E. A. O. Educação a distância como possibilidade de qualificação dos recuperandos do sistema prisional. Revista Devir Educação, Lavras, v. 4, n. 1, p. 222-249, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.176. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43158 | - |
dc.description.abstract | This research is exploratory and qualitative, aimed to investigate the possible contributions of Distance Education offered within a prison system to overcome the limitations imposed by the deprivation of liberty. Participants are recovering from a Association for Protection and Assistance to the Convicted (APAC) in the interior of Minas Gerais. The APAC model is an attempt to respond the crisis of the Brazilian prison system, with its own methodology, based on dignity and without losing the focus of punishment, has in its goals the formation of the inmate as a possibility of inclusion and distance education as one of the strategies for intellectual and human improvement. To respond to the proposed objective, semi-structured interviews, content analysis and three main categories - perspectives, difficulties and differences - were listed in relation to self-perceived changes after insertion in higher education at a distance. Briefly, we can highlight two striking results: higher education viewed positively as a possibility for future reintegration into society and; technology as a means of communication as a difficulty. The data indicated that the challenge is the autonomous construction of knowledge, since many of them were outside the educational system and have difficulties arising from the mastery of content, the manipulation of technologies and the communication model characteristic of distance learning. However, even with the difficulties noted, formation seems to emerge values such as sharing, self-esteem, belonging, organization and dedication. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista Devir Educação | pt_BR |
dc.subject | Sistema prisional | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Prison system | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Resocialization | pt_BR |
dc.title | Educação a distância como possibilidade de qualificação dos recuperandos do sistema prisional | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, de caráter exploratório, abordagem qualitativa tem como participantes recuperandos de uma APAC do interior de Minas Gerais, teve por objetivo investigar as possíveis contribuições da EaD ofertada no âmbito de um sistema prisional para a superação das limitações impostas pela privação da liberdade. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise do conteúdo. Foram elencadas para este estudo três categorias principais: perspectivas, dificuldades e diferenças. Para os apenados a perspectiva em relação a estar cursando uma faculdade é de 78,7% positiva. A comunicação é uma das maiores dificuldades apontadas. Uma das diferenças marcantes para os estudantes é a ausência do professor, 11,2%. A educação é apresentada pelos apenados como desafio e possibilidade. O desafio que é posto é a construção autônoma do conhecimento. Este, por sua vez, parece fazer aflorar valores como compartilhar, autoestima, pertencimento, organização e dedicação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Educação a distância como possibilidade de qualificação dos recuperandos do sistema prisional.pdf | 651,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons