Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4400
Título: Comparações múltiplas bayesianas com erro normal assimétrico
Título(s) alternativo(s): Bayesian multiple comparisons with skew-normal error
Primeiro orientador: Ferreira, Daniel Furtado
Primeiro membro da banca: Nogueira, Denismar Alves
Scalon, João Domingos
Sáfadi, Thelma
Tavares, Marcelo
Área de concentração: Estatística e Experimentação Agropecuária
Palavras-chave: Procedimentos de comparações múltiplas
Distribuição normal assimétrica
Inferência bayesiana
Simulação Monte Carlo
Data da publicação: 10-Out-2014
Referência: OLIVEIRA, M. S. Comparações múltiplas bayesianas com erro normal assimétrico. 2009. 154 p. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
Resumo: Procedimentos de comparações múltiplas convencionais tem sido frequentemente usados para comparar médias observadas de tratamentos em experimentos planejados. A normalidade (simetria) dos resíduos é uma suposição rotineira destes procedimentos, que pode ser não realista, fazendo com que as inferências realizadas a partir destes testes sejam não confiáveis. Neste trabalho relaxou-se a suposição de normalidade, considerando que os resíduos seguem uma distribuição normal assimétrica, que inclui a distribuição normal como caso especial e fornece flexibilidade em capturar uma ampla variedade de comportamentos não normais, por simplesmente adicionar um parâmetro que controla o grau de assimetria. Dentro deste contexto, foram propostos três novos procedimentos de testes de hipóteses dentro de uma abordagem bayesiana. O primeiro, baseado em estatísticas multivariadas (TG), é utilizado para testar a hipótese global de igualdade de várias médias independentes, enquanto que, os outros dois, baseados em formas quadráticas (TFQ) e na amplitude estudentizada (TAE), são utilizados para realizações de comparações múltiplas. O desempenho de todos os testes propostos foi avaliado por meio de simulação Monte Carlo em diferentes situações experimentais, levando-se em conta diferentes distribuições para os resíduos, número de tratamentos e de repetições e níveis de credibilidade. Em particular, avaliou-se o teste TG com relação às taxas de erro tipo I sob hipótese nula completa e os testes TFQ e TAE, as taxas de erro tipo I por experimento sob hipótese nula completa e parcial. O desempenho dos três testes também foi avaliado por meio das taxas de poder sob hipótese nula parcial. Uma comparação dos resultados do teste TG com o teste F da ANOVA e dos testes TFQ e TAE com o teste de Tukey foi realizada. Os testes TG e TFQ apresentaram bons resultados, controlando as taxas de erro tipo I em todas as configurações simuladas e, ao mesmo tempo, apresentaram taxas de poder próximas aos testes usuais comparados. No entanto, resultados menos satisfatórios ocorreram com o teste TAE, pois, apesar deste teste ter controlado as taxas de erro tipo I por experimento em todas as configurações avaliadas, o mesmo não apresentou alto poder. Finalmente, uma aplicação dos testes propostos a um conjunto de dados reais sobre a planta trevo vermelho foi apresentada.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4400
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Doutorado (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Comparações múltiplas bayesianas com erro normal assimétrico.pdf753,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.