Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Doutorado (Teses) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4407

Title: Análise combinada de exames vestibulares da Universidade Federal de Lavras usando a teoria de resposta ao item
Other Titles: Polled analysis of admitance exams at Universidade Federal de Lavras using item response theory
???metadata.dc.creator???: Bragion, Maria de Lourdes Lima
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bueno Filho, Júlio Sílvio de Sousa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sáfadi, Thelma
Leitão, Ulisses Azevedo
Ferreira, Daniel Furtado
Azevedo, Caio Lucidius Naberezny Azevedo
???metadata.dc.description.concentration???: Estatística e Experimentação Agropecuária
Keywords: Curva característica do item
Função informação ao item
Inferência bayesiana
Monte carlo via cadeia de markov
Simulação
Bayesian inference
Item characteristic curve
Function item information
Markov chain monte carlo
Simulation
???metadata.dc.date.submitted???: 17-Dec-2010
Issue Date: 10-Oct-2014
Citation: BRAGION, M. L. L. Análise combinada de exames vestibulares da Universidade Federal de Lavras usando a teoria de resposta ao item. 2010. 187 p. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Os exames vestibulares tornaram-se forma padrão de admissão na Universidade Brasileira a partir dos anos 70. A análise de características das provas e das habilidades por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) possui a vantagem de poder ser utilizada para comparar habilidades de candidatos e parâmetros referentes aos itens, mesmo em situações em que os candidatos não se submetem às mesmas provas. O emprego da inferência bayesiana resulta em estimativas com propriedades interessantes para fins de combinar posteriormente as análises resultantes, mas apesar da existência de softwares para a análise de TRI, poucos são diretamente adequados à análise bayesiana de ensaios desbalanceados no modelo logístico de três parâmetros (ML3P). O PRESENTE trabalho teve por objetivos implementar um método bayesiano para analisar conjuntamente todos os cursos, incluindo todos os itens, dos vestibulares 2006-2 a 2009-1 da Universidade Federal de Lavras (UFLA), considerando o ML3P. Foi desenvolvida uma função R escrita em C que agiliza a amostragem Monte Carlo via cadeia de Markov (MCMC) da distribuição a posteriori conjunta. O primeiro capítulo traz uma revisão geral sobre a TRI e os procedimentos bayesianos. No segundo capítulo, o desempenho da função desenvolvida foi avaliado por meio de um estudo de simulação. Tal estudo indicou que o modelo e o método de estimação produziram resultados bastante satisfatórios, pois foi encontrada alta correlação entre os valores paramétricos e os estimados. Utilizou-se essa função para análises em separado dos vestibulares 2006-2 a 2009-1 da UFLA. Estas análises, apresentadas no capítulo seguinte, revelam que as provas mais difíceis são mais discriminativas e informativas. A análise ao longo do tempo da evolução das propriedades das provas e habilidades dos candidatos foi feita no último capítulo com a análise combinada de todos os vestibulares, baseada nas estimativas (cadeias de Markov) anteriormente obtidas. Pôde-se verificar que, quanto aos parâmetros dos itens, as disciplinas da área de exatas - Física, Matemática e Química, sempre estão classificadas como as mais difíceis e as que mais discriminam. Todas as provas dos vestibulares estudados tiveram, em média, baixa probabilidade de acerto por indivíduos com baixa habilidade. Quanto às habilidades dos candidatos, a média da habilidade para os cursos noturnos foi menor que a dos cursos diurnos. São apresentados exemplos que evidenciam que a metodologia pode revelar importantes propriedades para o planejamento de provas bem como para auxiliar a seleção de candidatos com base em suas habilidades.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4407
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Doutorado (Teses)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE_Análise combinada de exames vestibulares da Universidade Federal de Lavras usando a teoria de resposta ao item.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback