Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4416
metadata.artigo.dc.title: Educação a distância no Brasil: potencialidades e fragilidades
metadata.artigo.dc.creator: Ferrugini, Lílian
Souza, Donizeti Leandro
Morais, Raphael
Pinto, Cintia Loos
metadata.artigo.dc.subject: Educação a distância
Política pública
Sistema UAB
Potencialidades
Fragilidades
Online education
Public politics
System OUB
Potentialities
Fragilities
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Vale do Rio Verde
metadata.artigo.dc.date.issued: 2014
metadata.artigo.dc.identifier.citation: FERRUGINI, L. et al. Educação a distância no Brasil: potencialidades e fragilidades. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 12, n. 1, p. 90-98, jan./jul. 2014.
metadata.artigo.dc.description.resumo: O Governo brasileiro, no que tange ao sistema educacional do país, tem criado programas, como o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para ampliar o acesso à educação superior em diversas regiões. Nesse sentido, este ensaio teórico está pautado na necessidade de analisar os aspectos da Educação a Distância (EaD) quanto as suas fragilidades e potencialidades capazes de inibir ou disseminar a oferta de cursos superiores. Como conclusões identificou-se que as principais fragilidades que a gestão da EaD deve priorizar são: o desconhecimento e a falta de preparo dos alunos para a modalidade de EaD; ineficiência do material didático; indisponibilidade de bibliotecas físicas e virtuais de qualidade. Dentre as potencialidades foram identificados a abrangência e quebra de barreiras geográficas e a inserção no meio educacional de um público com limitações de acesso para os ditames da política pública educacional
metadata.artigo.dc.description.abstract: The Brazilian Government, in regard to the educational system has created programs such as the Open University system of Brazil (OUB), to expand access to higher education in different regions. In this sense, this theoretical essay is guided by the need to examine aspects of distance education (DE) and its weaknesses and potential that can increase and disseminate the offering of higher education. As the conclusions it was identified that Government should prioritize the unfamiliarity and lack of preparation of students for distance learning modality; inefficient instructional materials; unavailability of physical and virtual quality libraries, among other issues. About the potentialities it was identified the breakdown of geographical barriers, the inclusion of people in the educational environment with limitations to the dictates of public education policy.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://revistas.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1336
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4416
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Educação a distância no Brasil_potencialidades e fragilidades.pdf184,24 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons