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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBotelho, Marina Alvarenga-
dc.date.accessioned2014-10-15T20:11:41Z-
dc.date.available2014-10-15T20:11:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-08-15-
dc.identifier.citationBOTELHO, M. A. Por uma pedagogia do olhar: o cinema brasileiro como possibilidade estética na formação inicial de professores. 2014. 214 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4424-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração em Gênero e Diversidades na Educação, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectEducação estéticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.subjectAesthetic educationpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.titlePor uma pedagogia do olhar: o cinema brasileiro como possibilidade estética na formação inicial de professorespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGênero e Diversidades na Educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Oliveira, Cláudio Márcio-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.description.resumoA presente investigação buscou verificar empiricamente a possibilidade de uso do cinema brasileiro como elemento formativo na constituição de uma educação estética e sensível na formação inicial de professores. Para tanto, propôs uma intervenção técnica especializada no tocante ao cinema utilizando-se das metodologias Oficina e Grupo Focal para coletar dados (narrativas) por meio de filmagem ao longo dessas seções de formação. Os alunos envolvidos foram os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Concluímos que o cinema é, quase sempre, utilizado nas escolas como uma metodologia para o ensino de algum conteúdo formal. Consideramos, também, que praticamente não há um trabalho específico sobre uma educação para o cinema como texto cultural que desenvolve percepção estética e sensibilidade nos processos formativos das licenciaturas desta Universidade.pt_BR
dc.description.resumoThis study aimed to empirically verify the possibility of using of Brazilian cinema as a formative element in the constitution of an aesthetic and sensitive education in initial teacher education. To this end, it was proposed a specialized technical assistance regarding the film using the methodologies Workshop and Focus Group to collect data (narratives) by shooting along these educational sections. The students involved were fellows of the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship - PIBID the Federal University of Lavras - UFLA. We conclude that the film is almost always used at school as a methodology for teaching some formal content. We also consider that there are virtually no specific work on an education for the cinema as a cultural text that develops aesthetic awareness and sensitivity in the formative processes of the degrees of this University.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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