Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Amanda Mayra-
dc.date.accessioned2014-10-15T20:21:41Z-
dc.date.available2014-10-15T20:21:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-08-27-
dc.identifier.citationCARDOSO, A. M. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino da tabela periódica. 2014. 113 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4425-
dc.descriptionRelatório Técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, área de concentração em Educação Mediada por Tecnologias, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLearning objectpt_BR
dc.subjectPeriodic tablept_BR
dc.titleDesenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino da tabela periódicapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBettio, Raphael Winckler de-
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationEducação Mediada por Tecnologiaspt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Monteiro, Bruno Andrade Pinto-
dc.contributor.referee1Costa Júnior, Hélio Lemes-
dc.description.resumoConsiderando as recomendações de diversos documentos de políticas educacionais disponíveis na atualidade, que propõem um ensino mais crítico e interdisciplinar por meio de novas atividades com fomento à incorporação de tecnologias nas escolas e nas salas de aula, este relatório apresenta o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que auxilie os professores no processo de ensino e os alunos na aprendizagem do conteúdo da Tabela Periódica. A relevância desse trabalho está na busca de soluções para diminuir as dificuldades apresentadas na aprendizagem de conteúdos da química, ocorrendo a necessidade de se investir na integração das tecnologias digitais ao ensino de forma que se promova um processo de aprendizagem mais significativo e integrado ao dia a dia. Para dar suporte ao desenvolvimento do objeto de aprendizagem na forma de Jogo Educacional, a abordagem metodológica foi estruturada em uma dimensão investigativa que congrega pesquisa bibliográfica e observação participante, e outra que organiza a concepção, planejamento, implementação e avaliação de Objetos de Aprendizagem para desenvolvimento de aplicações educacionais. Os resultados da fase investigativa oferecem subsídio para futuras pesquisas nessa área. Na fase de desenvolvimento foi produzido um protótipo do jogo educacional que poderá ser aprimorado para que se obtenha a primeira versão a ser utilizada livremente por professores e estudantes, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica.pt_BR
dc.description.resumoConsidering the recommendations of many educational policy documents currently available, which propose a more critical and interdisciplinary teaching by means of new activities with fostering of the incorporation of technologies in the schools and classrooms, this report presents the development of a learning object that would aid the teachers in the teaching process and the students in learning the Periodic Table content. The relevance of this work is in seeking solutions for reducing the difficulties presented in learning chemistry contents, occurring the need of investing in integration digital technology in teaching in a way that promotes a more significant and integrated daily learning process. To support the development of the learning object in the form of Educational Game, the methodological approach was structured in an investigative dimension, which congregates bibliographical research and participatory observation, and another, which organizes the conception, panning, implementation and evaluation of the Learning Object for the development of educational applications. The results of the investigative phase offer subsidies for future researches in this area. In the development phase, a prototype of the educational game was produced, which may be improved in order to obtain the first version with access to the teachers and students, to aid in the periodic table teaching and learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Appears in Collections:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.