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Título: Evolução histórico-cultural e paisagística da Praça da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas-MG
Autor(es): Juste, Luiza de Castro
Orientador: Paiva, Patrícia Duarte de Oliveira
Membro da banca: Alves, Schirley Fátima Nogueira da Silva Cavalcante
Pereira, José Aldo Alves
Área de concentração: Produção Vegetal
Assunto: Jardins históricos
Estrada real
Paisagismo
Historic gardens
Royal road
Landscaping
Data de Defesa: 2012
Data de publicação: 2013
Referência: JUSTE, L. de C. Evolução histórico-cultural e paisagística da Praça da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas-MG. 2012. 127 p. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
Resumo: As praças e jardins sempre estiveram no coração das cidades, consagrando sua história e dando lugar a acontecimentos públicos e privados da população. Os jardins históricos contribuem para a memória e identidade de um povo, podendo ser considerados como herança cultural e monumento vivo e, por isso, a importância de sua preservação. Esses jardins estão presentes em muitas localidades, e em especial, nas cidades coloniais de Minas Gerais, que possuem suas raízes fincadas na busca incessante pelo ouro e nos caminhos traçados pela então Estrada Real. Congonhas, cidade que surgiu a partir da exploração do ouro, e também a partir da fé dos portugueses, possui enorme potencial turístico. A história dessa cidade é marcada pela obra-prima de Aleijadinho, que a transformou em Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Essa pesquisa teve como objetivo, considerando a importância dos jardins históricos, estudar a evolução histórico-cultural e paisagística da Praça da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos com ênfase às transformações morfológicas do espaço por ela ocupado e às representações sociais encontradas. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória através de visitas ao local, entrevistas e pesquisas bibliográficas e iconográficas. A reunião dos dados coletados permitiu organizá-los no processo histórico da ocupação da área e viabilizou a identificação das principais modificações ocorridas ao longo do tempo. Não houve nenhum ideário de ocupação do espaço da praça, seja como ambiente de convívio, seja como ornamentação até a década de 1920. A ideia de embelezamento do local surgiu somente com a chegada dos padres Redentoristas a Congonhas em 1923. A partir daí, diversas foram as formas adquiridas pelo jardim, contando, inclusive, com projeto de Roberto Burle Marx. A praça possui um intuito religioso e não carrega a concepção da maioria das praças brasileiras como um lugar de convívio da população ou marco do poder político. Monumentos políticos como coretos ou pelourinhos nunca foram estruturas que fizeram parte dos planos da Praça da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos.
The squares and gardens have always been at the heart of cities, enshrining its history and giving place to the public and private events of the population. The historic gardens contribute to the memory and identity of a people, and can be considered as cultural heritage and living monument and therefore the importance of its preservation. These gardens are present in many localities, especially in the colonial cities of Minas Gerais, which have their roots in the incessant search for gold and the ways traced by the then Royal Road. Congonhas, a city that emerged from the gold exploration, and also from the faith of the portuguese, has enormous tourism potential. The history of this town is marked by Aleijadinho masterpiece, which turned it into a World Heritage Site by UNESCO. This study had as objective to consider the importance of historic gardens, to study the historical-cultural evolution and landscape of the square Basílica de Bom Jesus de Matosinhos with emphasis on morphological transformations of the space it occupied, and the social representations found. For this, was made an exploratory research through site visits, interviews and literature searches and iconographic. The meeting of the collected data allowed to organize them in the historical process of area occupation and enabled the identification of the main changes that occurred over time. There were no ideas of space occupation of the square, is as convivial atmosphere, whether as ornamentation until the 1920s. The idea of beautifying the place came only with the arrival of the Redemptorist Fathers in Congonhas 1923. Since then, several forms were acquired through the garden, counting, including with the project by Roberto Burle Marx. The square has a religious purpose and does not load the design of most brazilian squares as a place to socialize of population or framework from political power. Politicians monuments as bandstands or pillories were never structures that were part of the plans of the square Basílica de Bom Jesus de Matosinhos.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós- Graduação em Agronomia/Fitotecnia, área de concentração em Produção Vegetal, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/443
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAG - Agronomia/Fitotecnia - Mestrado (Dissertações)

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