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dc.creatorOliveira, Aline Lourenço de-
dc.date.accessioned2014-10-22T18:16:47Z-
dc.date.available2014-10-22T18:16:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-07-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, A. L. de. Os reflexos da experiência formativa na vida profissional do administrador: uma investigação a partir da ótica de egressos da educação superior privada do sul de Minas Gerais. 2014. 164 p. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4466-
dc.descriptionTese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós- Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Doutora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRacionalidadespt_BR
dc.subjectQualidade em educaçãopt_BR
dc.subjectExperiência formativapt_BR
dc.subjectEducação superior privada em administraçãopt_BR
dc.subjectAdministradorpt_BR
dc.subjectRationalitiespt_BR
dc.subjectQuality in educationpt_BR
dc.subjectFormative experiencept_BR
dc.subjectBusiness administration private higher educationpt_BR
dc.subjectAdministratorpt_BR
dc.titleOs reflexos da experiência formativa na vida profissional do administrador: uma investigação a partir da ótica de egressos da educação superior privada do sul de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeThe repercussions of the formative experience on the professional life of the administrator: an investigation based on the optics of graduating students of private higher education of Southern Minas Gerais, Brazilpt_BR
dc.typetesept_BR
dc.contributor.advisor-coLourenço, Cléria Donizete da Silva-
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão Estratégica, Marketing e Inovaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.contributor.referee1Boas, Ana Alice Vilas-
dc.contributor.referee1Villardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.referee1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.description.resumoEste estudo foi realizado com o objetivo de compreender os reflexos da experiência formativa na vida profissional dos egressos de Administração da educação superior privada do sul de Minas Gerais. O ponto de partida foi o conceito de racionalidade de Ramos (1989). O entendimento foi de que era importante compreender como a racionalidade é contemplada nas percepções dos egressos sobre a educação superior. Com os dados mostraram-se que tanto a racionalidade substantiva como a instrumental permearam as considerações dos egressos com relação à decisão por uma formação em Administração. Entretanto, observou-se uma supervalorização das questões instrumentais e isso refletiu de modo conturbado sobre os egressos, gerando insatisfações com o curso e frustrações com a profissão. Para avançar nesta discussão, recorreu-se ao conceito de qualidade na educação de Demo (1996), cujo objetivo foi de analisar como as representações da qualidade foram contempladas na formação dos egressos. O contexto da pesquisa levou, também, a pensar sobre a presença de indícios de semiformação no desenvolvimento acadêmico dos egressos. A semiformação é um conceito adorniano que busca explicar o distanciamento da educação do seu compromisso com a formação política. Estes temas foram abordados pelo âmbito da subjetividade e as evidências empíricas foram buscadas, por meio de uma pesquisa qualitativa, cujo método de pesquisa foi o grupo focal. A principal reflexão que os dados provocaram foi de que não se pode dizer que estes egressos tiveram uma experiência formativa, pois para isso seria necessário um curso que contemplasse a qualidade formal e política. A revisão de literatura já anunciava que a educação superior em Administração tem apresentado deficiências com relação à qualidade política e isso foi percebido nos depoimentos dos egressos. Mas, além disso, percebeu-se que a qualidade formal, também, não tem recebido a atenção necessária. Percebeu-se, então, que a semiformação tem levado os egressos a apresentarem uma confusa compreensão sobre si mesmos como administradores. Como eles não conseguem compreender as singularidades da sua profissão e se sentem frustrados com relação a sua carreira, também, não conseguem transmitir aos outros a confiança e a segurança necessária para se fazerem compreender como administradores. Esta parece ser uma repercussão da incapacidade do indivíduo de se tornar sujeito, que é o mesmo que dizer que a relação dialógica com o mundo é conturbada e ele não consegue se fazer reconhecer por sua alteridade. O que é possível perceber é que se está diante de pessoas fragilizadas, confusas e perdidas, diante de uma formação acadêmica problemática e de um mercado de trabalho que exige cada vez mais do trabalhador. Estes resultados levam a acreditar que este estudo tem contribuições teóricas, metodológicas, para a gestão de cursos e para as políticas públicas da educação.pt_BR
dc.description.resumoThis study was performed with the objective of understanding the reflexes of the formative experience in the professional live of the Business Administration students of the private higher education in the south of Minas Gerais, Brazil. The point of origin was the concept of rationality proposed by Ramos (1989). The understanding was that it was important to comprehend how rationality is perceived in the perceptions of the students on higher education. The data show that the substantive as well as the instrumental rationality permeated the consideration of the students regarding the decision of graduating in Business Administration. However, an overvaluation of the instrumental issues was observed, and this reflected in a troubled manner over the students, generating dissatisfactions toward the course and frustrations with the profession. In order to leverage this discussion, we appealed to the concept of quality in education proposed by Demo (1996), of which objective was to analyze how the quality representations were perceived in the formation of the students. The context of the research also lead to thinking about the presence of indications of semi-formation in the academic development of the students. Semi-formation is a adornian concept that seeks to explain the distancing of education from its compromise with political formation. These themes were approached by the scope of subjectivity and the empirical evidences were sought, by means of qualitative research, of which research method was the focal group. The main reflection the data caused was that it cannot be said that these students had a formative experience, because, in order to have had it, a course contemplating the formal and political quality would be necessary. The literature review already announced that higher education in Business Administration has presented deficiencies in regard to the political quality, and this was perceived in the reports done by the students. However, in addition, it was also observed that the formal quality has not been given necessary attention. It was, then, perceived that the semi-formation has lead the students to present a confused understanding of themselves as administrators. As they do not understand the singularities of their profession and feel frustrated with regard to their carrier, the students also cannot transmit to others the trust and safety necessary to make themselves understand as administrators. This seems to be a repercussion of the inability of the individual becoming a subject, which is the same as saying that the dialogical relation with the world is troubled. That which is possible to perceive is that, if you face people who are fragile, confused and lost, with a problematic academic formation and a labor market demanding ever more from the worker. These results lead us to believe that this study has theoretical and methodological contributions for the management of courses and for education public policies.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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