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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFabi, Maria J. da S.-
dc.creatorLourenço, Cléria Donizete da Silva-
dc.creatorSilva, Sabrina S. da-
dc.date.accessioned2014-10-29T19:07:21Z-
dc.date.available2014-10-29T19:07:21Z-
dc.date.copyright2010-05-
dc.date.issued2014-10-29-
dc.identifier.citationFABI, M. J. da S.; LOURENÇO, C. D. da S.; SILVA, S. S. da. Consumo consciente: a atitude do cliente perante o comportamento sócio-ambiental empresarial. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 4., 2010, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Anpad, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4501-
dc.identifier.urihttp://www.anpad.org.br/admin/pdf/ema51.pdf-
dc.description.urihttp://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EMA/ema_2010/2010_EMA51.pdfpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumo conscientept_BR
dc.subjectResponsabilidade sócio-ambientalpt_BR
dc.titleConsumo consciente: a atitude do cliente perante o comportamento sócio-ambiental empresarialpt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoEmbora durante muito tempo os problemas sócio-ambientais tenham sido preocupação apenas para o Estado e ambientalistas, hoje, essas questões vêm sendo intensamente debatidas por diferentes atores. Não apenas a divulgação, como também a maior conscientização e sentimento de proximidade com esses problemas, levam empresas e consumidores a se preocupar cada vez mais com o assunto e a rever as práticas tradicionais de consumo, dando espaço a novos conceitos, como “consumo consciente”, “consumo verde” e “consumo sustentável”. Nesse contexto, o consumo desenfreado tem sido alvo de críticas devido ao fato de o aumento da produção e da oferta não estarem alinhados com os problemas sociais e ambientais. Diante disso, algumas empresas têm buscado desenvolver estratégias sócioambientalmente responsáveis e incentivar o consumo consciente. Embora existam exemplos de práticas de cunho ambientais e sociais por parte das empresas brasileiras, ainda é comum ouvir reclamações de consumidores afirmando que o mercado não oferece muitas oportunidades para práticas de consumo consciente. Contudo, questiona-se: quando o mercado oferece tais opções, como o consumidor se comporta? Como ele vê seu papel enquanto consumidor e cidadão diante dos atuais problemas sócio-ambientais? À luz dessas indagações, foi desenvolvido um projeto de pesquisa cujo objetivo é compreender a atitude dos clientes perante as empresas que adotam posturas sócio-ambientalmente responsáveis, oferecendo oportunidades para o consumo consciente. Neste artigo, são apresentados os resultados da primeira etapa da pesquisa que compreendeu o estudo de apenas uma empresa. Como o projeto está em fase de desenvolvimento, os resultados aqui apresentados são parciais e preliminares e serão aprofundados em etapas posteriores. Nesta etapa, foi realizado um estudo de caso, com 28 entrevistas pessoais com clientes de uma empresa localizada no Sul de Minas Gerais. Trata-se de uma empresa que atua no setor de entretenimento, trabalhando com locação de filmes. Ela se destaca como objeto de estudo devido à sua postura empresarial de trabalhar somente com filmes originais evitando, assim, a pirataria, ainda comum nesse segmento, e por adotar a embalagem retornável, que ajuda a diminuir a utilização de sacolas plásticas prejudiciais ao meio ambiente. Como resultados, identificaram-se diferentes comportamentos dos consumidores diante dos problemas sócio-ambientais, que foram descritos a partir de três grupos identificados: clientes conscientes, clientes indiferentes e clientes desinformados. Se, por um lado, há clientes realmente preocupados com questões sócio-ambientais, por outro, há um grupo mais numeroso que não vê tais questões como parte de sua vida cotidiana. Conforme pôde ser observado, a falta de informação e, consequentemente, de envolvimento dos clientes e funcionários, podem ser prejudiciais aos objetivos da empresa. Constatou-se que, embora o conhecimento dos problemas sócioambientais, por parte dos consumidores, possa ser visto com um indicador da possibilidade de consumo consciente, não significa, necessariamente, que eles valorizem as ações das empresas ou que optem pelo consumo consciente.pt_BR
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